ARTES PLÁSTICAS

TikToker viraliza após fazer resumo de movimentos artísticos

Helen Chaves explicou em seu vídeo, de forma bem-humorada e original, as características dos estilos artísticos mais importantes

A tiktoker Helen Chaves explicou em seu vídeo, de forma bem-humorada e original, as características dos estilos artísticos mais importantes
Helen não trabalha na área das artes, mas queria aproximar o público desta ramo – Créditos: Reprodução/ TikTok

Às vezes, a arte pode parecer um tema intimidador, mas, graças a abordagens inovadoras e acessíveis, como as da tiktoker Helen Chaves, aprender sobre diferentes estilos artísticos tornou-se mais fácil e divertido. Utilizando de exemplos cotidianos e bem-humorados, Helen consegue transformar a complexidade da história da arte em algo que todos podem entender e se relacionar.

Publicidade

A tiktoker, que mesmo trabalhando com finanças, sempre nutriu uma paixão pelas humanidades. Seu conteúdo viralizou nas redes sociais após falar e ensinar sobre artes com uma abordagem leve e carismática. Em um minuto e meio, a tiktoker diz te “dar um mini curso de belas artes“, explicando os movimentos artísticos principais da história da arte.

Ela argumenta que o mais importante em arte é como ela nos faz sentir, e não necessariamente o quanto sabemos sobre ela. “A ideia foi mostrar que não precisamos ter um conhecimento tão aprofundado para poder dizer que gostamos de uma obra“, contou em entrevista ao G1.

Como a tiktoker explicou os movimentos artísticos?

O vídeo da tiktoker Helen Chaves, que viralizou na última semana, descreveu os movimentos artísticos de forma peculiar e atraiu os usuários com a originalidade. Para falar sobre o Barroco, ela afirma que deve haver um bebê “fofinho“. Na realidade este é um estilo artístico do século XVI, que normalmente representa situações bíblicas.

Quando ela descreve o Maneirismo, Helen diz que as pessoas são muito grandes. Ela brinca, inclusive, que a criança da pintura “nasceu com 1,70m“. Este é um estilo de arte que se popularizou no século XV e se opunha aos valores do Renascimento. Muitas vezes, os humanos eram retratados de forma alongada.

Publicidade

Ao se referir ao Realismo, a tiktoker afirma que as imagens representaram trabalhadores camponeses “sofrendo“. Nas pinturas deste movimento, o que se vê é uma grande expressão política e crítica à desigualdade econômica, já que representam a vida do camponês no século XIX como ela era.

@euhelenc

#art #arte #curiosidades #history #historia

Publicidade

♬ som original – 🦉Helen | Aleatoriedades

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.