Baila Vini

Após polêmica, Pelé, Neymar, CBF e Xavi declaram apoio a Vinícius Jr.

O atacante do Real Madrid foi alvo de falas racistas depois de comemorar um gol dançando.

Após polêmica, Pelé, Neymar, CBF e Xavi declaram apoio a Vinícius Jr.
Atacante do Real Madrid, Vini Jr. (Crédito: Angel Martinez/Getty Images)

Vinícius Jr., atacante brasileiro do Real Madrid, foi alvo de falas racistas do empresário Pedro Bravo, presidente da Associação de Agentes Espanhóis, em um programa de TV da Espanha. Depois do episódio, algumas grandes personalidades do futebol prestaram sua solidariedade ao brasileiro.

Publicidade

Pelé, por meio de suas redes sociais, afirmou que o futebol “é uma dança” e que o racismo existe no esporte:

Publicidade

“O futebol é alegria. É uma dança. É uma verdadeira festa. Apesar de que o racismo ainda exista, não permitiremos que isso nos impeça de continuar sorrindo. E nós continuaremos combatendo o racismo desta forma: lutando pelo nosso direito de sermos felizes. #BailaViniJr”, declarou o Rei do Futebol.

O ex-jogador e atual técnico do Barcelona, arquirrival do time de Vinícius Jr., o espanhol Xavi, também saiu em defesa da liberdade dos atletas em comemorarem os gols da maneira que quiserem:

“Dança do Vinicius? Cada um comemora como quer. Deixe cada um fazer o que quiser, desde que não desrespeite ninguém.”

Publicidade

O atacante Neymar, que sabe o que é receber punições por dribles e comemorações, também declarou apoio ao atacante madrilenho com a hashtagBaila Vini Jr..

No mesmo caminho, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fez um post em seu Instagram dizendo que “vai ter dança, drible, mas, acima de tudo, respeito” e que solidariza com o atleta.