RACISMO NÃO

CBF quer tirar pontos de clubes como punição ao racismo e lança campanha com atletas

Times usarão escudo com mensagem antirracista nos uniformes dos jogadores na Copa do Brasil.

CBF quer tirar pontos de clubes como punição ao racismo e lança campanha com atletas
Seminário contou com participação de Gilberto Gil e Rodrigo Pacheco. (Créditos: Divulgação/CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (24) que está propondo aos integrantes das quatro divisões nacionais um novo sistema de combate ao racismo nos jogos que trará a perda de pontos como punição aos clubes pelo comportamento das torcidas. A medida deverá começar a valer no próximo ano.

Publicidade

Antes de colocar a ideia em prática, a nova proposta de punição contra o racismo precisa da aprovação do Conselho Técnico da CBF, formado pelos clubes nacionais.

O tema foi debatido no Primeiro Seminário de Combate ao racismo e à Violência no futebol, no qual o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou a proposta. O cantor Gilberto Gil, o presidente da Conmebol, Alejando Domínguez e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) estiveram presentes na reunião.

As medidas vem pouco tempo depois dos clubes brasileiros reclamarem repetidas vezes com a Conmebol sobre ataques racistas sofridos na Copa Sul-Americana e durante a Libertadores.

Além disso, a entidade apresentou campanha de publicidade “por um futebol e por uma sociedade antirracista”, que contará com apoio de jogadores dos clubes.

Publicidade

Será costurado um patch com o nome da campanha nas camisetas dos jogadores na Copa do Brasil. Uma das bordas do escudo será branca, enquanto a outra carregará as cores da bandeira LGBT.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.