Fifa divulga lista de 23 candidatos à seleção do FifPro com Alisson, Daniel Alves e Neymar

As entidades divulgarem os candidatos à seleção da temporada em duas fases, é a primeira vez que isso acontece

Fifa divulga lista de 23 candidatos à seleção do FifPro com Alisson, Daniel Alves e Neymar
A premiação que já dura 17 anos, era acostumada a anunciar uma única lista com 55 nomes antes da entrega dos troféus (Créditos: Shaun Botterill/Getty Images)

Foram anunciados nesta terça-feira (14), pela Fifa e a FifPro, uma lista de 23 candidatos à seleção da temporada 2020/21, que será conhecida no dia 17 de janeiro, na entrega do prêmio The Best. Entre os candidatos três brasileiro integram a relação e estão na briga por um lugar entre os 11 melhores na opinião do sindicato dos jogadores: o goleiro Alisson do Liverpool, o lateral Daniel Alves, que neste anos jogou pelo time paulista São Paulo e agora está de volta ao Barcelona da Espanha, e o atacante Neymar, do PSG. O meia Jorginho, naturalizado italiano, também está entre os candidatos.

Publicidade

As entidades divulgarem os candidatos à seleção da temporada em duas fases, é a primeira vez que isso acontece. A premiação que já dura 17 anos, era acostumada a anunciar uma única lista com 55 nomes antes da entrega dos troféus, e após isso os 11 selecionados eram conhecidos. Desta vez, houve a opção por uma relação intermediária com 23 atletas.

Os 23 indicados

Goleiros: Alisson Becker (Brasil/Liverpool), Gianluigi Donnarumma (Itália/Milan/Paris Saint-Germain) e Édouard Mendy (Senegal/Chelsea);

Defensores: David Alaba (Áustria/Bayern de Munique/Real Madrid), Jordi Alba (Espanha/Barcelona), Trent Alexander-Arnold (Inglaterra/Liverpool), Dani Alves (Brasil/São Paulo/Barcelona), Leonardo Bonucci (Itália/Juventus) e Rúben Dias (Portugal/Manchester City);

Meio-campistas: Sergio Busquets (Espanha/Barcelona), Kevin De Bruyne (Bélgica/Manchester City), Bruno Fernandes (Portugal/Manchester United), Frenkie de Jong (Holanda/Barcelona), Jorginho (Itália/Chelsea) e N’Golo Kanté (França/Chelsea);

Publicidade

Atacantes: Karim Benzema (França/Real Madrid), Cristiano Ronaldo (Portugal/Juventus/Manchester United), Erling Haaland (Noruega/Borussia Dortmund), Robert Lewandowski (Polônia/Bayern de Munique), Romelu Lukaku (Bélgica/Inter de Milão/Chelsea), Kylian Mbappé (França/Paris Saint-Germain), Lionel Messi (Argentina/Barcelona/Paris Saint-Germain) e Neymar (Brasil/Paris Saint-Germain).

Os votos são feitos entre jogadores profissionais de futebol do mundo todo: Cada jogador vota em três nomes para cada setor da seleção. A lista de 23 foi feita com os mais votados em cada setor, sendo três goleiros, seis defensores, seis meio-campistas e seis atacantes. Os jogadores mais votados, independente de sua posição, ficaram com as duas vagas restantes.

Ao todo, foram 18.947 atletas que participaram da eleição em 69 países diferentes. Criada em 2005 a FifPro, passou a ter colaboração da Fifa em 2009, quando ela foi encorpada à premiação de gala da entidade máxima do futebol mundial.O time da temporada de 2019/20 foi composto por  Alisson, Alexander-Arnold, Van Dijk, Sérgio Ramos e Davies; Thiago Alcântara, De Bruyne e Kimmich; Lewandowski, Messi e Cristiano Ronaldo.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.