O presidente Jair Bolsonaro disse que a Secretaria Especial do Esporte merece virar um ministério. A declaração foi feita nesta quarta-feira (23) na cerimônia de assinatura do Plano Nacional do Desporto.
Antiga reivindicação de atletas, o plano estava previsto na Lei Pelé, desde 1998. A medida quer democratizar o acesso ao esporte e aprimorar políticas públicas no setor, de forma a promover inclusão social e qualidade de vida. Ela trata desde a prática esportiva nas escolas até a formação de atletas de alta performance, e também da educação contra o doping no país.
O plano prevê o uso das estruturas que já existem e a disponibilização de novos espaços. Segundo o Ministério da Cidadania, uma das metas definidas pelo documento é que pelo menos 80% dos alunos da educação básica estejam matriculados em escolas com infraestrutura esportiva.
O presidente Jair Bolsonaro disse que o esporte pode ser um instrumento de integração da juventude.
O Plano Nacional do Desporto foi aprovado em 2019 pelo Conselho Nacional do Esporte e passou por análise nos Ministério da Educação e da Defesa. O projeto de lei que cria o plano segue para o Congresso Nacional. Se for aprovado, volta para sanção presidencial.
(Agência Brasil)