Ícone do site

Presidente da Federação Francesa de Futebol é investigado por assédio

Published 17/01/2023
Presidente da Federal Francesa de Futebol é investigado por assédio

Devido às denúncias na última quarta-feira, Graet se afastou do cargo dizendo que dará à Justiça tempo para provar sua inocência. (crédito: Laurence Griffiths/ Getty Images)

A Promotoria de Paris está investigando Noel Le Graet, 81 anos, presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), por assédio moral e sexual. O processo foi aberto nesta segunda-feira (16) após denúncias de uma empresária de jogadores na semana passada.

As acusações partiram de Sonia Souid, conhecida gerenciadora de jogadores na França. Deu declarações ao jornal esportivo  L’Équipe e à rádio RMC sobre o comportamento assediador de  Le Graet. “Ele me disse cara a cara, em seu apartamento, muito claramente, que se eu quisesse que ele me ajudasse, teria que ter relações”, afirmou Souid.

Segundo Souid, o encontro teria acontecido em 2013, depois da agente pedir uma reunião com Graet para falar sobre a promoção do futebol feminino no país.  A investigação, que se iniciou após forte repercussão na mídia francesa, foi confiada à Brigada de Repressão à Delinquência Contra a Pessoa (BRDP).

De acordo com reportagem do G1, devido às denúncias na última quarta-feira, Graet se afastou do cargo dizendo que dará à Justiça tempo para provar sua inocência. “Nesta fase não conheço nem os factos de que sou acusado nem as pessoas que estão por detrás deles”, escreveu o dirigente em um comunicado.

Durante uma reunião da FFF na última quarta-feira, o chefe do futebol francês, jurou perante seus colaboradores não ter “feito nada” em relação aos assédios.

Sair da versão mobile