Rússia está proibida pela Fifa de disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo

A decisão, que foi tomada em conjunto com a Uefa, envolve todas as seleções russas, incluindo seleções de base, masculinas e femininas

Rússia está proibida pela Fifa de disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo
A Uefa anunciou também a rescisão de contrato de patrocínio com a empresa russa Gazprom (Créditos: Stuart Franklin/Getty Images)

A Fifa decidiu por suspender a Federação de Futebol da Rússia. Isso significa que o país está proibido de participar das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, e em consequência da própria Copa do Mundo. A decisão, que foi tomada em conjunto com a Uefa, envolve todas as seleções russas, incluindo seleções de base, masculinas e femininas.

Publicidade

A medida foi tomada pelo Bureau do Conselho da Fifa, instância da entidade que inclui os presidentes das seis confederações continentais de futebol, e pelo Comitê Executivo da Uefa, órgão que toma todas as decisões mais importantes do futebol europeu. A Uefa anunciou também a rescisão de contrato de patrocínio com a empresa russa Gazprom.

A medida severa acontece no mesmo dia em que o COI (Comitê Olímpico Internacional) recomendou Às federações de cada modalidade que excluam atletas de Rússia e Belarus de todas as competições internacionais.

A Rússia iria disputar uma partida pela repescagem das Eliminatórias pra a Copa no dia 24 de março, contra a Polônia, que estava se recusando a participar do jogo contra o time russo em qualquer circunstância. A mesma posição estava sendo compartilhada por República Tcheca e Suécia, que também iriam se enfrentar pela Eliminatórias, em um jogo que o vencedor enfrentaria quem ganhasse entre Rússia e Polônia.

Até o momento, não se sabe se a Polônia vai avançar diretamente para a próxima fase das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo oi=u se alguma outra solução será estabelecida. Quem irá tomar essa decisão vai ser a Uefa.

Publicidade

A Fifa no domingo, anunciou um primeiro pacote de punições contra a Rússia, que incluía a proibição de jogar em seu país e de usar símbolos como bandeira e hino. Suécia e Polônia criticaram as punições dadas pela Fifa, e reafirmaram que não jogariam contra a Rússia de nenhuma maneira. Houve também condenações por parte da Associação de Futebol da Inglaterra e da Fifpro, o sindicato mundial de jogadores de futebol.

Rússia fora da Euro feminina

Com a Rússia suspensa de todas as categorias, a seleção feminina russa não poderá participar da Eurocopa Feminina, em julho, na Inglaterra. O substituo não foi anunciado, mas deve ser Portugal, que perdeu para a Rússia nos playoffs das eliminatórias.