Os militares da Ucrânia afirmaram abater 13 drones “kamikaze” sobre a região sul de Mykolaiv durante a noite. O comunicado foi divulgado nesta quarta-feira (19), por meio do Telegram.
“Durante a noite de 18 para 19 de outubro, o inimigo atacou a região de Mykolaiv duas vezes com drones kamikaze ‘Shahed-136″, dizia o comunicado das Forças Armadas. “Onze foram abatidos pela defesa aérea do comando aéreo “Sul”, mais dois – por soldados da Guarda Nacional da Ucrânia e do Serviço de Fronteiras do Estado da Ucrânia”.
Nas últimas semanas, a Ucrânia tem sofrido amplo ataque à infraestrutura, com drones e mísseis. Os drones “kamikazes”, são projetados para explodirem, após colidir com o alvo, detonando sua ogiva e destruindo os drones no processo.
A inteligência dos Estados Unidos e os militares ucranianos dizem que os drones utilizados pela Rússia são feitos pelo Irã. De acordo com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a Rússia encomendou 2.400 drones Shahed-136 do Irã, que nega comércio com as forças russas.
Autoridades da Ucrânia acusam forças da Rússia de destruir 30% de suas estações de energia. Há suspeita de envolvimento do Irã.
Drones kamikazes foram responsáveis por vários ataques em Kiev, carregados de explosivos e incendiando prédios.#JornaldaCultura pic.twitter.com/zspqtfb6Hy
— Jornalismo TV Cultura (@jornal_cultura) October 19, 2022