O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou, por meio de um vídeo, na manhã desta sexta-feira (21), que não será candidato à reeleição. O pleito ocorre em outubro deste ano.
“O contexto econômico me obriga a dedicar todos os meus esforços a atender os difíceis momentos que a Argentina passa”, disse Fernández. No vídeo, de quase oito minutos, ele relembrou ainda quem esteve do seu lado durante seus quatro anos de mandato.
Mi decisión 🇦🇷 pic.twitter.com/EEQBJaxDUz
— Alberto Fernández (@alferdez) April 21, 2023
“Precisamos gerar um novo ciclo virtuoso no qual outros sejam empoderados para reconquistar os corações daqueles que continuam nos vendo como o espaço que garante que a direita não volte para nos trazer seu pesadelo e sua escuridão”, continuou Fernández.
Ele assumiu a presidência da Argentina em 10 de dezembro de 2019. Antes, foi chefe de gabinete entre 2003 e 2008, durante o governo de Néstor Kirchner e vice de Cristina Kirchner, atual vice-presidente da Argentina.
A dúvida é se Cristina será ou não candidata. Ela já declarou que não irá concorrer, a exemplo do opositor de Fernández, Maurício Macri.
Em meio a crise, Alberto Fernández anuncia que não concorrerá à reeleição.
Com menos de 20% de aprovação, presidente tinha poucas chances de se reeleger; decisão foi anunciada quase um mês depois que Macri anunciou que também não seria candidatohttps://t.co/5QuYc5sbNg— Luis Favre (@Blogdofavre) April 21, 2023