FORA DA DISPUTA

Alberto Fernández anuncia que não vai concorrer à reeleição na Argentina

Decisão foi anunciada quase um mês após Macri afirmar que também não seria candidato.

fernandez-argentina
(Crédito: Getty Images)

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou, por meio de um vídeo, na manhã desta sexta-feira (21), que não será candidato à reeleição. O pleito ocorre em outubro deste ano.

Publicidade

“O contexto econômico me obriga a dedicar todos os meus esforços a atender os difíceis momentos que a Argentina passa”, disse Fernández. No vídeo, de quase oito minutos, ele relembrou ainda quem esteve do seu lado durante seus quatro anos de mandato.

Publicidade

“Precisamos gerar um novo ciclo virtuoso no qual outros sejam empoderados para reconquistar os corações daqueles que continuam nos vendo como o espaço que garante que a direita não volte para nos trazer seu pesadelo e sua escuridão”, continuou Fernández.

Ele assumiu a presidência da Argentina em 10 de dezembro de 2019. Antes, foi chefe de gabinete entre 2003 e 2008, durante o governo de Néstor Kirchner e vice de Cristina Kirchner, atual vice-presidente da Argentina.

A dúvida é se Cristina será ou não candidata. Ela já declarou que não irá concorrer, a exemplo do opositor de Fernández, Maurício Macri.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.