Neste domingo (13), o Big Ben de Londres, relógio mais famoso do mundo, sairá oficialmente do silêncio para marcar mais uma vez o ritmo dos dias na capital britânica. Com seu imenso sino de 13,7 toneladas, o grande relógio ficou 5 anos em restauração.
A torre do relógio, conhecida oficialmente como Torre Elizabeth desde 2012, fica ao lado do Palácio de Westminster, sede do Parlamento Britânico, e é uma das construções mais conhecidas do mundo. O grande relógio que domina o Parlamento retomará sua atividade normal após uma limpeza completa das mais de 1.000 peças que compõem seu mecanismo.
Em agosto de 2017, uma multidão se reuniu em Westminster para ouvir os últimos repiques de seus cinco sinos de ferro fundido. Muitos se reunirão lá novamente no domingo pela manhã para ouvir mais uma vez o som deste símbolo de Londres: seu carrilhão de quatro sinos tocará a cada quarto de hora, enquanto o sino principal tocará a cada hora, como aconteceu nos 158 anos anteriores à renovação.
Nos últimos cinco anos, o Big Ben tocou poucas vezes, usando um mecanismo elétrico substituto. A última vez foi para o funeral da rainha Elizabeth II, que faleceu em setembro.