ELEIÇÕES 2023

Argentina: Primeiro debate presidencial acontece neste domingo (1º)

Os candidatos que devem participar são Patricia Bullrich, Myriam Bregman, Juan Schiaretti, Javier Milei e Sergio Massa

Argentina-debate-presidencial
(Crédito Foto: Perfil Cedoc)

Os candidatos à presidência da Argentina participam do primeiro debate eleitoral neste domingo (1º). O evento será realizado no Centro de Convenções Provincial Forum, na cidade de Santiago del Estero. O 1º turno das eleições está prevista para acontecer em 22 de outubro.

Publicidade

Desde 2016, os debates presidenciais são obrigatórios por lei para aqueles que obtiveram mais de 1,5% dos votos nas primárias, por se tratar de “um bem público incorporado ao processo eleitoral”, segundo o presidente da Câmara Nacional Eleitoral, Alberto Ricardo Dalla Via.

“Este é um debate institucional. É feito através da televisão, mas mantém essa característica institucional porque é um debate instituído por lei”, disse Dalla Via.

“Este debate será mais ágil que os anteriores porque os candidatos terão cinco direitos de resposta para utilizar. Além disso, haverá um bloco de perguntas cruzadas onde cada candidato poderá fazer uma pergunta direta ao outros candidatos”, disse à CNN, Ricardo Gil Lavedra, advogado constitucional e membro do Conselho Consultivo do Debate 2023.

Publicidade

O evento está marcado para começar às 21h, horário local, com a participação dos seguintes candidatos:

  • Patricia Bullrich do “Juntos por el Cambio”;
  • Myriam Bregman, da “Frente de Izquierda y de los Trabajadores-Unidad”;
  • Juan Schiaretti, do “Hacemos por Nuestro País”;
  • Javier Milei, do “La Libertad Avanza”;
  • Sergio Massa, do “Unión por la Patria”.

Os temas do primeiro debate da Argentina são economia, educação, direitos humanos e convivência democrática.

Um segundo debate com os cinco candidatos está marcado para o próximo domingo (8), tendo como base temas de segurança, trabalho, proteção e desenvolvimento humano, habitação e proteção ambiental.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.