Conflito Rússia X Ucrânia

Ativistas furam a bolha da propaganda de Putin

Agências de notícias apoiadas pelos EUA e ativistas ucranianos usam técnicas da Guerra Fria e táticas de alta tecnologia para levar notícias sobre a guerra aos russos.

grupos-dos-eua-e-da-ucrania-furam-a-bolha-da-propaganda-de-putin
Presidente da Rússia, Vladimir Putin (Crédito: Carl Court/Getty Images)

Usando uma mistura de alta tecnologia e táticas da Guerra Fria, ativistas ucranianos e instituições ocidentais começaram a perfurar a bolha de propaganda na Rússia, circulando informações sobre a guerra na Ucrânia entre os cidadãos russos para semear dúvidas sobre as contas do Kremlin.

Publicidade

Os esforços chegam em um momento particularmente urgente: Moscou parece estar se preparando para um novo ataque no leste da Ucrânia que pode ser devastadoramente sangrento para ambos os lados, enquanto os crescentes relatos de atrocidades deixam clara a brutalidade das táticas do Kremlin.

Enquanto a Rússia apresenta uma versão higienizada da guerra, ativistas ucranianos enviam mensagens destacando a corrupção e a incompetência do governo em um esforço para minar a fé no Kremlin.

A Radio Free Europe/Radio Liberty, uma organização de notícias financiada pelos EUA, mas independente, fundada décadas atrás, está tentando levar suas transmissões mais profundamente na Rússia. Seus artigos em russo são publicados em cópias de seus sites chamados “espelhos”, que os censores russos procuram em um jogo de alto risco de bater na toupeira. Os números de audiência aumentaram durante a guerra, apesar da censura.

Organizações americanas também estão promovendo o uso de software que permite que cidadãos russos saltem sobre o nascente firewall erguido pelo Kremlin para controlar o acesso à internet.

Publicidade

Os esforços enfrentam grandes barreiras à medida que o Kremlin reforça os controles sobre jornalistas e a internet, aprovando leis que forçaram o fechamento de meios de comunicação independentes, como o Eco de Moscou. O presidente Vladimir Putin está fazendo todo o possível para manter os russos no escuro sobre a maior guerra terrestre da Europa desde 1945, com baixas em grande parte não relatadas na mídia russa.

O governo russo se concentrou principalmente em restringir os relatos de baixas de guerra. Em seu anúncio oficial mais recente, no final de março, a Rússia relatou 1.351 mortes militares, enquanto a última estimativa da inteligência americana, que foi compartilhada com o Congresso nos últimos dias, colocou o número em 4.000 a 5.000.

Mas as rachaduras na fachada de Moscou estão começando a aparecer. Na quinta-feira (7) o porta-voz do Kremlin reconheceu que a Rússia sofreu “perdas significativas”.

Publicidade

Depois que a guerra começou em fevereiro, Putin começou a erguer um firewall de internet semelhante ao da China para bloquear alguns sites de notícias russos e ocidentais e redes de mídia social. Os russos ainda podem visitar o Google e o YouTube, mas muitas fontes ocidentais de notícias são rotuladas de “agentes estrangeiros”.

Um governo autoritário não precisa manter um firewall perfeito para manter seu público em uma bolha de propaganda. Muitos russos recebem suas notícias da televisão e do rádio controlados pelo Estado. E alguns analistas russos argumentam que a maioria dos cidadãos apoia o governo por razões além de sua dieta de notícias e quer acreditar nas linhas do Kremlin.

Autoridades de inteligência americanas dizem que é por isso que empurrar informações para a Rússia e alcançar a população mais ampla é tão difícil.

Publicidade

No entanto, autoridades americanas e europeias dizem que a tentativa de pessoas de fora de obter fatos sobre a guerra para os russos é importante.

Por enquanto, Putin e a invasão continuam populares na Rússia, de acordo com pesquisas, embora analistas alertem que tais medidas das atitudes russas não são confiáveis, principalmente porque muitas pessoas temem fazer declarações contra a guerra. A polícia prendeu milhares de manifestantes e muitas pessoas autocensuram seus comentários sobre a Ucrânia.

Há sinais iniciais de que os esforços para derrubar o muro de propaganda podem estar funcionando, disse um alto funcionário da inteligência ocidental, que, como outras autoridades de segurança, falou sob condição de anonimato para discutir avaliações confidenciais ou confidenciais do governo.

Publicidade

E uma empresa americana de análise de dados, FilterLabs.AI, que acompanha o sentimento russo em fóruns da Internet e outros fóruns online, diz ter medido a crescente ansiedade entre os russos sobre o alistamento militar e as baixas de guerra. Putin assinou recentemente um decreto ordenando cerca de 134.500 recrutas, embora o Ministério da Defesa tenha dito que eles não iriam para a Ucrânia.

“Podemos estar em um ponto de virada no sentimento russo em relação à invasão inicial da Ucrânia, quando a Rússia tentou dominar todo o país”, disse Jonathan D. Teubner, executivo-chefe da FilterLabs.

Plantando as sementes da dúvida

O e-mail para o russo de 18 anos foi, de certa forma, sutil. Não mencionou diretamente a invasão da Ucrânia ou alegações de crimes de guerra contra soldados russos.

Em vez disso, falou sobre os maus-tratos de soldados russos por seus próprios militares e sugeriu que o governo russo estava mentindo para os recrutas e, crucialmente, fornecendo alimentos e equipamentos inadequados aos soldados do país.

Nas últimas duas semanas, um grupo de ativistas ucranianos, funcionários do governo e think tanks, chamado Conselho de Estratégias de Informação da Ucrânia, enviou e-mails e mensagens de mídia social para 15 milhões de homens russos em idade de alistamento militar, entre 18 e 27 anos. mensagens em russos mais velhos, usando referências históricas para incitá-los a discutir notícias sancionadas pelo governo.

“O problema fundamental é que quando você quer enfrentar a propaganda, você não pode simplesmente dizer que o que você está vendo na TV não é verdade; não funciona assim”, disse Sophia Hnizdovska, executiva do conselho. “Estamos tentando lentamente, por meio de nossas narrativas, fazer com que as pessoas questionem as fontes oficiais.”

As postagens mais bem-sucedidas dos ativistas ucranianos se basearam nesse tema, com foco na incompetência e corrupção dos líderes militares russos, dizem membros do grupo.

Uma imagem divulgada pelo grupo retratava altos líderes militares russos, incluindo Sergei K. Shoigu, o ministro da Defesa, com a cabeça cheia de pontos de interrogação e o general Valery Gerasimov, o líder militar sênior, com a cabeça cheia de uma imagem de um superiate.

Os russos tendem a descartar mensagens que destacam os crimes de guerra russos como propaganda americana, de acordo com ativistas, e fotos de vítimas russas correm o risco de incitar a raiva contra a Ucrânia, e não contra o Kremlin.

A empresa de Teubner está tentando medir o sucesso dos ucranianos e nos últimos dias acompanhou o que parece ser um sentimento negativo crescente em toda a Rússia em relação a um draft. Se os ucranianos puderem semear dúvidas suficientes sobre a veracidade do governo russo, disse Hnizdovska, mais russos buscarão informações da mídia de língua russa apoiada pelo Ocidente.

Ondas de rádio e notícias reais

Durante a Guerra Fria, o governo dos EUA e a C.I.A. especificamente, ajudou a fundar e financiar organizações de mídia independentes com a missão de penetrar na Cortina de Ferro com notícias baseadas em fatos.

Com a invasão da Ucrânia, as organizações estão mais uma vez operando com senso de urgência enquanto pressionam para obter informações precisas dentro de um estado autoritário.

As organizações de notícias estão usando táticas da velha escola e do século 21, criando programas de rádio e campanhas de informação digital complexas.

A Radio Free Europe/Radio Liberty, a principal organização de notícias privada e independente da região com financiamento do governo dos EUA, está produzindo jornalismo sobre a guerra de repórteres na linha de frente na Ucrânia e trabalhando discretamente na Rússia.

Comumente conhecido como RFE/RL, o grupo tem um site de notícias em russo e uma rede de televisão em russo 24 horas, Current Time, além de sites voltados para o público regional em uma ampla variedade de idiomas, incluindo tártaro, checheno e bielorrusso.

Como algumas outras organizações de notícias e empresas de mídia social sediadas nos EUA, seus sites foram bloqueados na Rússia a partir do final de fevereiro. E suspendeu suas principais operações na Rússia no mês passado.

A RFE/RL abriu escritórios na Lituânia e na Letônia como novas bases para seus relatórios sobre a Rússia. O grupo também tem um transmissor de rádio de ondas médias na Lituânia para enviar transmissões para a Rússia que podem ser captadas na frequência AM. Autoridades disseram que esperavam expandir a força do sinal.

O grupo usa o Telegram, um aplicativo de bate-papo, para divulgar algumas de suas reportagens e enviar os endereços da web de seus novos sites “espelho”.

Uma organização irmã com sede em Washington que também recebe financiamento do governo dos EUA, o Open Technology Fund, configura os sites espelho e cria constantemente novos para ficar um passo à frente dos censores do governo russo.

“No contexto da nova censura, o programa espelho cresceu rapidamente e os censores russos estão provando ser um adversário muito ativo”, disse Nat Kretchun, vice-presidente sênior de programas da organização. “Nossos parceiros estão montando um sistema mais automatizado onde, uma vez que os censores russos os bloqueiam, novos sites são criados.”

O grupo de tecnologia organiza alguns dos sites da Radio Free Europe/Radio Liberty para serem hospedados pelo Tor, uma rede de comunicação digital que ajuda a proteger os usuários comuns da Internet da vigilância. E concede financiamento a empresas e grupos que desenvolvem aplicativos de rede privada virtual, softwares conhecidos como VPNs, que ajudam os cidadãos a contornar os firewalls da Internet. Os proprietários de TVs inteligentes na Rússia também podem baixar um aplicativo para Current Time.

E Current Time está entre as redes e programas RFE/RL com canais no YouTube, que, ao contrário do Facebook e Instagram, não foi bloqueado pelos censores russos. A RFE/RL disse que o número de visualizações de vídeos em seus canais do YouTube mais que triplicou nas três primeiras semanas da guerra, para 237,6 milhões, em relação às três semanas anteriores.

“Estamos vendo números de audiência mais altos para russos dentro do país e também para russos fora”, disse Jamie Fly, presidente e executivo-chefe da RFE/RL. “O desafio é: podemos manter isso ao longo do tempo? O interesse vai diminuir?”

Em meados de março, os meios de comunicação russos começaram a publicar histórias dizendo que as baixas russas na Ucrânia eram baixas, em contraste com as estimativas ocidentais muito mais altas. Esses relatórios, de acordo com uma análise da FilterLabs, surgiram no momento em que a preocupação com os mortos na guerra do país estava começando a aumentar nos fóruns locais da Internet – e quando os caixões dos soldados começaram a voltar para casa.

Histórias sobre soldados russos mortos na Ucrânia e prisioneiros de guerra russos estão entre as mais populares nas plataformas RFE/RL, disse Patrick Boehler, chefe de estratégia digital da organização de notícias. Os repórteres da agência de notícias na Ucrânia que descobrem as identidades dos russos mortos ou feitos prisioneiros passam essas informações para colegas na Rússia, que tentam encontrar e entrevistar as famílias.

O software desenvolvido pela FilterLabs começou a rastrear mudanças no sentimento do público e mudanças na forma como os meios de comunicação russos falam sobre as vítimas da guerra. Alguns céticos questionam esse tipo de análise de sentimentos baseada em inteligência artificial, e a FilterLabs reconhece que a tecnologia tem limites.

Mas o grupo diz que as amplas tendências que identifica são confiáveis ​​e mostram que a preocupação com o alistamento está aumentando, já que as discussões nos fóruns parecem indicar que os russos estão cada vez mais preocupados com o fato de seus filhos serem recrutados para o exército para lutar na Ucrânia, disse o Sr. disse Teubner.

“O sentimento geral ao falar sobre o draft está tendendo muito negativamente nos fóruns populares”, disse ele. “Isso nos mostra o que é provavelmente uma das maiores vulnerabilidades para aqueles que tentam manter o apoio à guerra a longo prazo.”

*Por – Julian E. Barnes — The New York Times

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil