Forte nevasca

Avalanche no Himalaia deixa mais de 50 pessoas presas; 16 são resgatadas

Uma avalanche atingiu uma geleira no Himalaia indiano na madrugada desta sexta-feira (28), deixando pelo menos 57 trabalhadores presos.
Equipes de resgate transportam trabalhadores resgatados de ruptura de geleira no Himalaia indiano, próximo à fronteira com o Tibete – Crédito: Exército da Índia

Uma avalanche atingiu uma geleira no Himalaia indiano na madrugada desta sexta-feira (28), horário de Brasília, deixando pelo menos 57 trabalhadores presos, de acordo com autoridades locais. A operação de resgate ocorre sob condições extremas, com nevascas intensas e risco de novas avalanches.

Publicidade

Até o momento, 16 trabalhadores foram resgatados, segundo Pushkar Singh Dhami, governador do estado de Uttarakhand, no norte da Índia, onde o desastre aconteceu. O Exército indiano, que lidera as buscas, relatou que pequenas avalanches continuam acontecendo, tornando o trabalho das equipes ainda mais perigoso.

Quem são os trabalhadores presos?

Os operários atingidos pela avalanche trabalhavam na construção de uma estrada na área de fronteira entre a Índia e o Tibete, conforme informou o oficial sênior da polícia Nilesh Anand Bharne à agência ANI, associada à Reuters.

“Desses 57 trabalhadores presos, 10 foram resgatados em estado grave e enviados para o acampamento do exército próximo à vila Mana”, declarou Bharne.

O deslizamento ocorreu a menos de cinco quilômetros do templo hindu de Badrinath, um dos mais visitados do país, que recebe centenas de milhares de fiéis todos os anos.

Avalanche e nevasca dificultam resgates na região

Segundo a agência ANI, as equipes enfrentam dificuldades para acessar a área onde os trabalhadores estão soterrados. A forte nevasca e a chuva intensa impossibilitam o uso de helicópteros, reduzindo as alternativas para resgate.

Além do Exército, participam da operação agentes da Força Estadual de Resposta a Desastres e da Polícia da Fronteira Indo-Tibetana. Até o momento, não há relatos de mortes entre os trabalhadores presos.

Publicidade

Na manhã desta sexta-feira, o Departamento Meteorológico da Índia já havia emitido alertas para fortes chuvas e neve nos estados de Uttarakhand, Himachal Pradesh, Jammu e Caxemira, aumentando a preocupação com novos deslizamentos na região.


Leia também: Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.