AL JAZEERA

Biden alerta para imposto inesperado sobre empresas petrolíferas

Presidente dos EUA critica petrolíferas por lucros recordes em meio à guerra Rússia-Ucrânia.

biden-alerta-para-imposto-inesperado-sobre-empresas-petroliferas-aproveitadoras-de-guerra
Joe Biden (Créditos: Anna Moneymaker/Getty Images)

O presidente dos EUA, Joe Biden, criticou as empresas de petrolíferas por registrar grandes lucros depois que os preços do petróleo subiram após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Publicidade

Biden, falando antes das eleições de meio de mandato de 8 de novembro, alertou que, se as principais empresas petrolíferas não investirem parte de seus lucros para reduzir custos para os consumidores americanos, elas poderão enfrentar um imposto inesperado.

As rivais americanas Chevron e ExxonMobil registraram lucros na faixa de US$ 70 bilhões este ano, quase um aumento de três vezes em relação a 2021.

Biden disse nesta segunda-feira (31) que os lucros recordes foram “um ganho inesperado do conflito brutal que está devastando a Ucrânia e prejudicando dezenas de milhares de pessoas em todo o mundo”. “É hora de essas empresas pararem com o lucro da guerra, cumprirem suas responsabilidades neste país e dar um tempo ao povo americano e ainda se sair muito bem”, disse ele.

Faltando uma semana para as eleições de meio de mandato, os comentários de Biden foram vistos como uma tentativa de abordar os eleitores que enfrentam uma inflação persistentemente alta. Um imposto inesperado teria que ser aprovado pelo Congresso, onde os democratas têm apenas um controle restrito da Câmara e do Senado.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.