Violência Sexual

Bill Cosby é considerado culpado em caso de agressão sexual

Desde 2005, mais de 50 mulheres acusam o comediante de abuso sexual. Júri de Los Angeles culpou Cosby em um processo civil movido por Judy Huth.

Bill Cosby é considerado culpado em caso de agressão sexual
Bill Cosby, ator e comediante (Crédito: Divulgação/ Redes Sociais)

O comediante Bill Cosby foi considerado culpado em um processo civil movido por Judy Huth, que alegou que o acusado a agrediu sexualmente na década de 1970, quando ela era adolescente. A sentença foi dada por um júri de Los Angeles, composto por oito mulheres e quatro homens, que concedeu US $500.000 de dólares, ou seja, cerca de R$ 2,5 milhões de reais em danos a Huth. Não há nenhuma indenização punitiva. 

Publicidade

O caso

Em 2014, Judy Huth falou sobre o caso pela primeira vez, declarando ter sido vítima de agressão sexual e inflição intencional e negligente de sofrimento emocional. Segundo o arquivo original, o incidente teria acontecido em 1974, quando a menina tinha 15 anos, porém, posteriormente a linha do tempo foi revisada para 1975, quando ela tinha 16 anos. 

Bill Cosby, de 84 anos, negou todas as alegações de má conduta sexual por meio de seus advogados. Huth contou, em sua reclamação, que conheceu o ator em um parque enquanto ele filmava um filme. Segundo a vítima, após ela e sua amiga fazerem amizade com Cosby, ele as convidou para seu clube de tênis. Depois, o comediante as convidou para uma casa onde serviu às jovens várias bebidas alcoólicas e de lá as levou para a Mansão Playboy.

Huth relatou que Cosby estava ciente de sua idade e de sua amiga, mas mesmo assim, ele as orientou “que se alguma das coelhinhas da Playboy perguntasse sua idade, elas deveriam dizer que tinham 19 anos”. Por fim, ela confirmou que Cosby a levou para um quarto e a abusou sexualmente. 

Sentença final 

Após a decisão do júri, Huth concedeu uma breve entrevista para os repórteres que estavam do lado de fora de um tribunal de Santa Monica, na Califórnia. “Fiquei eufórica”, disse ela sobre o veredicto. “Foram tantos anos, tantas lágrimas.” O advogado da vítima, Nathan Goldberg, afirmou que este caso “prova que você pode correr, mas não pode se esconder”.

Publicidade

No entanto, o advogado e o representante de Cosby foram vaiados pelo público enquanto davam declarações à mídia. “O que aconteceu hoje não foi uma vitória, porque eles não receberam danos punitivos”, afirmou o representante de Cosby, Andrew Wyatt. Cosby não esteve presente no julgamento, e sua equipe planeja apresentar um recurso.

Mais de 50 mulheres acusam o comediante de má conduta sexual, desde 2005. Após ser condenado por um caso na Filadélfia, Cosby cumpriu pouco menos de três anos em uma prisão estadual da Pensilvânia. Porém, sua condenação foi anulada em recurso. Ele foi liberado da prisão em setembro de 2021.

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bill Cosby (@billcosby)





Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.