Ícone do site

Brasileiros são autorizados a deixar Gaza; chegada está prevista para domingo (12)

Published 10/11/2023
Brasileiros são autorizados a deixar Gaza; chegada está prevista para domingo (12)

(Crédito Foto: Embaixada do Brasil na Palestina)

Após a liberação da passagem de Rafah na fronteira com o Egito, as famílias de brasileiros que estavam na Faixa de Gaza e que serão repatriados terão um longo caminho por terra e, também, pelo ar até chegarem a Brasília.

O grupo é formado por 33 pessoas que estavam no sul da Faixa de Gaza, nas cidades de Khan Younis e Rafah. Uma pessoa que aguardava autorização e fazia parte do grupo não estava na relação divulgada pelas autoridades.

O Itamaraty informou que o grupo aguarda no posto fronteiriço de Rafah desde às 7h da manhã (horário local – 2h no horário de Brasília), à espera dos “trâmites necessários para a entrada no Egito e posterior repatriação para o Brasil”.

Com a saída do grupo de Gaza nesta sexta-feira (10), a chegada está prevista para o Brasil somente neste domingo (12).

Segundo a Embaixada do Brasil no Egito, assim que cruzarem a fronteira, será avaliada a necessidade de atendimento médico ainda em Rafah. Uma equipe do Itamaraty está sob aviso para recebê-los. No Egito, o grupo será recebido por uma equipe de diplomatas e pelo embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto.

A partir de Rafah existem duas possibilidades de trajeto:

As famílias poderão ficar abrigadas no estado de São Paulo, segundo o secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho.

No mesmo perfil do Instagram o brasileiro publicou uma foto às 2h56 (horário de Brasília) desta sexta-feira afirmando que o grupo está “esperando a abertura para seguir viagem”.

O brasileiro Hasan Rabee, em Khan Yunis, publicou uma foto às 2h56 (horário de Brasília) desta sexta-feira afirmando que o grupo está “esperando a abertura para seguir viagem”.

Sair da versão mobile