Rei Charles III

Charles publica seu primeiro pronunciamento como rei

Em nota divulgada nas redes sociais da família real, Charles lamentou “profundamente o falecimento de uma querida soberana e uma mãe que foi muito amada”.

charles-publica-seu-primeiro-pronunciamento-como-rei
Charles e Elizabeth II (Créditos: Sang Tan/WPA Pool/Getty Images)

O sucessor da Rainha Elizabeth II fez seu primeiro pronunciamento como rei. Em nota divulgada nas redes sociais da família real, Charles lamentou “profundamente o falecimento de uma querida soberana e uma mãe que foi muito amada”. Segundo Liz Truss, a primeira-ministra do Reino Unido, o novo monarca vai se chamar Rei Charles III.

Publicidade

No comunicado, Charles afirmou: “A morte da minha querida mãe, a majestade a rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para os membros da minha família. Nós lamentamos profundamente o falecimento de uma querida soberana e uma mãe que foi muito amada”.

O texto continua: “Eu sei que a perda dela será muito sentida no país, na Commomwealth e por incontáveis povos no mundo. Durante esse período de luto e mudança, minha família e eu teremos conforto e seremos sustentados por sabermos do respeito e do afeto que a rainha tinha”.

A conta da família real anunciou o pronunciamento como uma declaração da “majestade o rei”. Charles tem 73 anos e é o monarca mais velho a iniciar um reinado. Ele já vinha assumindo aos poucos as funções da mãe, com o avanço da idade da monarca.

Publicidade

Elizabeth ll e o príncipe Philip – que morreu em abril de 2021, aos 99 anos – tiveram outros três filhos: a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward.

Por ser o primogênito, Charles era o primeiro na linha de sucessão ao trono. Depois dele, está o seu filho mais velho, o príncipe William; na sequência, vem primogênito de William, o príncipe George. Agora, o novo rei deve participar de uma audiência com o primeiro-ministro e realizar um pronunciamento à nação, além de viajar pelo Reino Unido.

Publicidade