NOVO VÍRUS

China avisa sobre identificação de novo vírus em humanos

Infectados até agora estão com sintomas semelhantes aos de uma doença gripal.

Cientistas investigam animal que transmitiu a doença para humanos (Créditos: Andrew Theodorakis/Getty Images)

Cientistas da China publicaram na semana passada um artigo científico anunciando a identificação de um novo vírus com transmissão de animais para humanos. O Langya henipavirus (LayV), como foi nomeado, já infectou 35 pessoas.

Publicidade

O patógeno até então era uma zoonose conhecida já pelos cientistas, mas essa é a primeira vez que a doença é registrada em humanos. Outros dois vírus, chamados Hendra e Nippah, são da mesma família e já causaram surtos na ásia.

No caso do surto do Nippah em 1999, 100 pessoas das 300 infectadas morreram, na época a OMS incluiu o vírus em sua lista de potencial pandêmico. O Hendra costuma afetar cavalos e tem  uma alta taxa de mortalidade entre os animais. Em 1994, dois cuidadores foram infectados, tendo um se recuperado e outro morrido.

Apesar do histórico de quadros graves causados pelos patógenos da família, o novo vírus identificado na China mostrou apenas sintomas gripais em seus infectados até agora.

Os cientistas acreditam, apesar de ainda não ser certeza, que o Langya seja transmitido pelo musaranho, um pequeno mamífero que se alimenta de insetos. Outros 25 animais estão sendo estudados.

Publicidade

Além disso, está sendo estudado se o novo vírus tem transmissão entre humanos ou não. “O rastreamento de contatos próximos de nove pacientes com 15 familiares não revelou transmissão do LayV. Mas nossa amostra era muito pequena para determinar se há transmissão do vírus entre humano“, afirmaram os pesquisadores.

 

Publicidade