pandemia

China interrompe publicação diária dos números da Covid-19

A Comissão Nacional de Saúde da China não indicou nenhuma explicação para a medida.

china-interrompe-publicacao-diaria-dos-numeros-da-covid-19
População indica que os dados sobre a doença não são confiáveis (Créditos: Getty Images)

A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou neste domingo (25) que não publicará mais os números diárias de casos e mortes por Covid-19. O órgão não indicou nenhuma explicação para a medida.

Publicidade

“A partir de hoje, não publicaremos mais os dados diários sobre a epidemia”, afirmou a Comissão Nacional de Saúde.

Anteriormente, os exames PCR para diagnóstico da doença eram quase obrigatórios para o monitoramento dos casos. Agora, as pessoas infectadas fazem teste em casa e, normalmente, não comunicam os resultados às autoridades, o que impacta a compilação de dados confiáveis.

A comissão afirmou que o Centro Chinês para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC) publicará informações sobre a pandemia, para referências e pesquisas. No entanto, não especificou quais dados serão divulgados, nem a frequência dos balanços.

“Finalmente acordaram e perceberam que não podem enganar as pessoas com números subestimados”, escreveu um cidadão na rede social Weibo. Outra pessoa “comemorou” a notícia, ao afirmar que a comissão “era o maior escritório de fabricação de estatísticas falsas do país”.

Publicidade

Trabalhadores da linha de frente na China dizem que os hospitais de Xangai e Pequim estão sobrecarregados diante da nova onda de Covid-19. pic.twitter.com/ST49xoi6zz

— BandNews TV (@bandnewstv) December 26, 2022

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.