Câmara dos Estados Unidos

Comitê divulga relatório sobre os impostos de Trump

Decisão marca a conclusão de uma batalha legal de quase quatro anos.

comite-da-camara-divulga-relatorio-sobre-os-impostos-de-trump
(Crédito: Getty Images)

O Comitê de Meios e Recursos da Câmara dos Estados Unidos, responsável por investigar os segredos em torno das declarações fiscais de Donald Trump, decidiu na noite de terça-feira (20) divulgar um relatório sobre os impostos do ex-presidente.

Publicidade

Os membros do comitê realizaram uma votação partidária para liberar os materiais, abrindo caminho para que as declarações fiscais do ex-presidente sejam divulgadas publicamente em questão de dias. A votação foi aprovada com todos os democratas votando a favor e todos os republicanos votando não.

Após a votação, foi revelado que o IRS, Receita Federal americana, não examinou os impostos de Trump em dois anos que ocupou a Casa Branca, uma quebra de sua própria política. O IRS tem um programa que torna obrigatória a auditoria de presidentes em exercício, mas o último líder dos Estados Unidos parece ter sido a exceção. Em 2017, Trump apresentou declarações dos dois ano.

Segundo relatório do comitê, esse período ainda está em branco, e a agência só começou a examinar registros sobre a renda de Trump no período da presidência após ele deixar o cargo. Não ficou claro por que o IRS atrasou o início da auditoria das declarações fiscais que Trump apresentou como presidente.

A divulgação das declarações fiscais de Trump marca a conclusão de uma batalha legal de quase quatro anos que os democratas da Câmara travaram contra o ex-presidente depois que assumiram o controle do Congresso em 2019.

Publicidade

O programa de auditoria foi importante para os democratas porque foi a justificativa que eles usaram para obter os retornos em primeiro lugar – mas a busca democrata também estava ligada em parte às suspeitas de longa data sobre os impostos de Trump depois que ele não divulgou seus retornos enquanto concorria para presidente em 2016 ou uma vez no cargo.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.