As autoridades do Catar decidiram proibir a venda de cerveja em estádios durante a Copa do Mundo. A decisão foi confirmada nesta sexta-feira (18), e ocorre dois dias antes do início do evento.
“Após discussões entre as autoridades do país anfitrião e a FIFA, foi tomada a decisão de concentrar a venda de bebidas alcoólicas no FIFA Fan Festival, em outros destinos de torcedores e locais licenciados”, anunciou a FIFA. A decisão afirma que irá “remover os pontos de venda de cerveja dos perímetros dos estádios da Copa do Mundo da FIFA 2022 no Catar”.
Segundo o The New York Times, a proibição da cerveja aumenta as tensões entre a Fifa, órgão global do futebol, e o Catar, uma nação muçulmana conservadora onde a venda de álcool é rigidamente controlada.
Essa decisão também afeta o acordo de patrocínio de $75 milhões entre a FIFA com a marca de cerveja Budweiser. Além de irritar os turistas que vão acompanhar os jogos e já reclamam das restrições, custos e inconvenientes do evento.
A Fifa há uma década pressionou o Brasil pelo resultado oposto: fazer com que o governo brasileiro mudasse uma lei para permitir a venda de cerveja em estádios, prática proibida no Brasil desde 2003, de acordo com o The New York Times.
Essa situação levantou a possibilidade de que outras promessas que vão contra as leis e costumes locais – incluindo questões como liberdade de imprensa, protestos de rua e os direitos dos visitantes LGBTQ+ – não serão tão sólidas quanto o Catar e a Fifa disseram.
Ver essa foto no Instagram