
A Coreia do Norte lançou um “satélite espacial” em direção ao sul na quarta-feira (31), horário local, conforme informações das forças militares governamentais da Coreia do Sul. O caso provocou alertas de emergência e breves avisos de retirada em partes do território sul-coreano e do Japão.
O governo da Coreia do Norte havia afirmado que lançaria seu primeiro satélite de reconhecimento militar entre 31 de maio e 11 de junho para aumentar o monitoramento das atividades dos Estados Unidos na região da península.
Informações amplamente divulgadas às autoridades internacionais, a Coreia do Norte disse que o lançamento levaria o foguete para o sul, com vários estágios e outros detritos que devem cair sobre o Mar Amarelo e o Oceano Pacífico.
Sirenes de ataque aéreo soaram por volta das 6h32 em Seul (18h32 de Brasília), capital da Coreia do Sul, enquanto a cidade emitia um alerta pedindo aos cidadãos que se preparassem para uma possível desocupação (veja o vídeo abaixo).
O governo do Japão emitiu um alerta de emergência em seu sistema de transmissão J-Alert para residentes da província de Okinawa, extremo sul, durante a manhã na região. Foi pedido para que os moradores se protegessem dentro de casa e evitassem sair às ruas. Mais tarde, o governo afirmou que o míssil não iria para o território do Japão e retirou os avisos.
A Casa Branca disse nesta terça-feira que condenou o lançamento espacial norte-coreano usando tecnologia de mísseis balísticos. Também afirmou que está avaliando a situação em coordenação com aliados, de acordo com o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adam Hodge.
O lançamento do satélite terminou em fracasso depois que o segundo estágio do foguete falhou, fazendo com que o propulsor e a carga mergulhassem no mar, esclareceu a mídia estatal norte-coreana.
Suenan las sirenas en Seúl, Corea del Sur y pide a los ciudadanos ir a los refugios. Luego que Corea del Norte lanzara un misil con un satélite espacial.
Sirens sounding in South Korea, Seoul asks citizens to take shelter after North Korea says launched suspected ‘space launch pic.twitter.com/fHxy47ttxo
— Ricardo Mitchell (@IngRmitchell) May 30, 2023