Deputado francês é atacado por manifestantes antivacina

O ataque ocorreu em Saint Pierre-et-Miquelon

deputado-frances-e-atacado-por-manifestantes-antivacina
(Crédito: Reprodução/Twitter)

O deputado francês, Stéphane Claireaux, do partido República em Marcha (LREM), foi agredido no último domingo (9) com algas e lama em frente à sua casa por manifestantes contrários ao passaporte vacinal de Covid-19.

Publicidade

O francês foi atacado em frente a sua casa em Saint Pierre-et-Miquelon, território ultramarino francês situado na costa canadense.

“Obviamente eu vou entrar com uma ação na Justiça. Estamos todos recebendo ameaças de morte por correio, em algum momento isso tem que parar”, disse Claireaux ao jornal France Info.

O deputado afirmou que saiu para conversar com os manifestantes quando começou a ser agredido e insultado, acrescentando que um deles arrancou sua máscara, dizendo que o coronavírus não existe.

O ataque a Stéphane ocorreu poucos dias após o presidente francês, Emmanuel Macron, ter dito que deseja ”irritar’‘ os não vacinados, tornando sua vida tão complicada que eles acabem tomando o imunizante.

Publicidade

Durante visita ao sudeste da França, Macron também condenou o ataque ao deputado, dizendo que o corrido é “intolerável” e “inaceitável”.

Christophe Castaner, líder do LREM na Câmara, afirmou que em 2021 foram registradas 322 ameaças a deputados, a maior parte de seu partido.

Emmanuel Macron também foi agredido algumas vezes por franceses descontentes com seu governo. Em junho de 2021, o presidente levou um tapa na cara durante uma visita ao sul do país. Em setembro, Macron foi atingido por um ovo durante uma feira gastronômica.

Publicidade

A ministra dos territórios ultramarinos franceses, Annick Girardin, condenou o ataque e postou em seu Twitter um vídeo do incidente. ”O ataque a Stéphane Claireaux em sua própria casa durante a manifestação contra o passaporte vacinal é absolutamente inaceitável. As imagens são profundamente chocantes”, disse Girardin na publicação.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.