MARCO HISTÓRICO

Diversidade étnica e de gênero: negro e mulher estarão em nova missão à Lua

Segundo a Nasa, estas viagens oferecem oportunidades para a testagem de ferramentas, equipamentos e tecnologias.

Diversidade étnica e de gênero: negro e mulher estarão em nova missão à Lua
Astronautas que estarão em nova missão à Lua: Christina Hammock Koch, Victor Glover, (ao centro em pé), Jeremy Hansen e Reid Wiseman, sentado (Crédito Foto: Reprodução Nasa)

Pela primeira vez desde que a homem pisou na Lua em 1969, um negro e uma mulher irão compor a equipe de tripulantes na nova missão da Nasa ao satélite terrestre. A agência espacial norte-americana revelou a fato nesta segunda-feira (03).

Publicidade

Os quatro astronautas da agência americana que voarão ao redor da Lua em novembro do ano que vem na missão Artemis II são:

Jeremy R. Hansen – função: especialista de missão;

Victor Glover – função: piloto;

Christina Hammock Koch – função: especialista de missão;

Publicidade

Reid Wiseman – função: comandante.

A astronauta Christina Hammock Koch será a primeira mulher que irá para uma missão ao redor da Lua feita pela Nasa. Já Victor Glover será o primeiro homem negro e Jeremy Hansen é o primeiro canadense a compor uma equipe missão espacial americana.

Esta tripulação também será a primeira a viajar à Lua desde a última missão Apollo, em 1972, mais de 50 anos atrás. Porém, desta vez, esses astronautas ainda não vão pousar no satélite natural, tampouco orbitá-lo.

Publicidade

O administrador-geral da Nasa, Bill Nelson, explicou a importância de haver um mulher e um negro entre os tripulantes. “Essa missão irá levar mais que astronautas. Ela irá levar a esperança de milhões de pessoas ao redor do mundo”, disse.

Segundo fontes da agência espacial ouvidas pela AFP, a data de lançamento é aguardada para novembro de 2024. As estimativas anteriores apontavam para o começo do ano, porém em razão dos diversos atrasos da primeira missão, essa é uma data mais realista.

Os quatro astronautas decolarão no foguete SLS da Nasa – o mais poderoso do mundo – e viajarão a bordo da cápsula Orion, acoplada no topo do foguete. A cápsula se desprenderá uma vez no espaço e os levará para a Lua, mas sem pousar.

Publicidade

A diretora do Nasa Johnson Space Center, Vanessa Wyche, disse que “pela primeira vez em mais de 50 anos, esses indivíduos – a tripulação da Artemis II – serão os primeiros seres-humanos a voar para as proximidades da Lua. Na tripulação estão a primeira mulher, a primeira pessoa negra e o primeiro canadense em uma missão lunar, e todos os quatro astronautas representarão o melhor da humanidade enquanto exploram para o benefício de todos”.

A Nasa explica que as missões à Lua oferecem uma oportunidade perfeita para a testagem de ferramentas, equipamentos e tecnologias que podem ser úteis numa viagem tripulada ao planeta vermelho.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.