instabilidade

Elon Musk atribui falha no X a “ataque cibernético massivo”

O dono da plataforma X, Elon Musk, afirmou que a causa das falhas seria um ataque cibernético de grandes proporções.
A rede social X – Crédito: Reprodução

A rede social X passou por três ondas de falhas nesta segunda-feira (10), afetando milhares de usuários. O dono da plataforma, Elon Musk, afirmou que a causa seria um ataque cibernético de grandes proporções.

Publicidade

De acordo com o site DownDetector, que monitora quedas de serviços online, os primeiros problemas surgiram por volta das 7h (horário de Brasília), com mais de 20 mil relatos de instabilidade. Após uma breve melhora, o número de queixas subiu para quase 40 mil às 11h. No início da tarde, por volta das 13h30, cerca de 26 mil usuários ainda enfrentavam dificuldades para acessar a plataforma.

Musk aponta suspeitos; o que se sabe sobre o ataque?

Usuários do DownDetector relataram que o aplicativo não carregava corretamente, e o problema parece ter atingido diferentes partes do mundo. No entanto, os dados do site são baseados em relatos voluntários, o que pode não refletir com exatidão a extensão real da falha.

No X, Musk sugeriu que “um grande e coordenado grupo e/ou um país está envolvido”, mas não apresentou provas ou detalhes sobre possíveis responsáveis. Até o momento, não há confirmação oficial sobre a origem do ataque.

Desde que adquiriu o X, então chamado Twitter, em 2022, Musk promoveu cortes drásticos na empresa. Ele demitiu altos executivos logo após a compra e, em poucos dias, reduziu a força de trabalho em 3.500 funcionários – metade do quadro da época. No total, cerca de 80% da equipe foi dispensada. Além disso, ele determinou o retorno obrigatório ao trabalho presencial.

As dificuldades não se limitaram ao X. Nesta segunda-feira, as ações da Tesla, outra empresa de Musk, caíram até 12% no pregão do meio-dia, eliminando os ganhos acumulados desde a eleição de Donald Trump em novembro de 2024.

Leia também: Como carro de Elon Musk foi confundido com asteroide?

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.