Um homem italiano é a primeira pessoa do mundo a testar positivo para varíola dos macacos, Covid-19 e HIV. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Catania, na Itália, o diagnóstico inédito ocorreu após ele voltar de viagem à Espanha.
O paciente apresentou febre, inflamação na garganta, dores de cabeça e uma íngua na virilha. Ele relatou que manteve relações sexuais, sem proteção, com homens. O caso foi publicado no Journal of Infection.
Sua viagem à Espanha aconteceu entre os dias 16 e 20 de junho. De acordo com a revista médica, o homem testou positivo para Covid-19 no dia 2 de julho, três dias após apresentar os primeiros sintomas. Após o diagnóstico, na mesma semana, ele passou a ter coceiras no braço esquerdo e dias depois, apresentou pequenas bolhas no peito, pernas, rosto e glúteos.
Nos dias seguintes ele procurou o hospital universitário de Catania e então testou positivo para varíola dos macacos (monkeypox). Em sua série de exames, para detectar possiveis infecções sexualmente transmissíveis, o homem também foi diagnosticado como portador do vírus HIV. Ele recebeu alta em 11 de julho e foi instruído a terminar o período de isolamento em casa.
Cientistas da Itália descobrem caso de homem infectado pela Covid-19, varíola dos macacos e HIV ao mesmo tempo. Homem de 36 anos havia viajado à Espanha. Ele teve sintomas de Covid e varíola, mas se recuperou e iniciou tratamento contra o vírus HIV.
— Renato Souza (@reporterenato) August 24, 2022