Os Estados Unidos anunciaram sua doação de US$ 300 milhões para a Ucrânia em equipamentos militares para auxiliar na guerra contra a Rússia. A ajuda foi divulgada nesta sexta-feira (1) pelo Departamento de Defesa dos EUA.
“Esta decisão ressalta o compromisso inabalável dos Estados Unidos com a soberania e a integridade territorial da Ucrânia em apoio aos seus esforços heroicos para repelir a guerra de escolha da Rússia”, disse John Kirby, secretário de imprensa do Pentágono. Segundo o governo norte-americano, os EUA já comprometeram US$ 1,6 bilhão para a Ucrânia desde o início da invasão russa.
De acordo com o portal Poder 360, dessa vez os EUA comprarão 300 milhões em equipamentos e fecharão contratos para o fornecimento de equipamentos militares direto à Ucrânia. Nos outros, o estoque era da própria defesa do país. “Os Estados Unidos também continuam a trabalhar com seus aliados e parceiros para identificar e fornecer aos ucranianos capacidades adicionais”, concluiu Kirby.
Entenda o conflito
Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
Há uma semana, o UNICEF despachou 85 caminhões transportando 858 toneladas de suprimentos de emergência para apoiar crianças, adolescentes e famílias na Ucrânia.
— UNICEF Brasil (@unicefbrasil) March 28, 2022
Com a sua doação, podemos ampliar o nosso trabalho. https://t.co/HAPbN5s6Yx pic.twitter.com/GkVSlBBtbw