CORRIDA ELEITORAL

Geórgia é estado-chave para eleições de meio mandato nos EUA; entenda

Partidos apostam que quem for vitorioso no estado também terá maioria no senado.

Americanos irão votar para compor o senado, a Câmara dos representantes e para o cargo de governador de 36 estados. (Créditos: Alex Wong/Getty Images)

Nesta segunda-feira (7), democratas e republicanos, liderados por Joe Biden e Donald Trump, respectivamente, conduziram seus apelos finais aos eleitores sobre as eleições de meio mandato e, mais uma vez, a Geórgia foi um dos principais palcos de disputa.

Publicidade

Biden passou o dia em Maryland, estado da costa leste atualmente governado por um republicano, tentando virar votos. As eleições de meio mandato nos Estados Unidos trocam senadores, representantes e metade dos governadores do país.

Já Trump se dedicou ao estado de Ohio, simbólico para a campanha republicana, pois foi um dos primeiros a votar em massa no ex-presidente. De acordo com a Al Jazeera, os eventos conduzidos por Trump no domingo (6) na Flórida tiveram gritos de “lock her up!” (prendam ela!) direcionados à Nancy Pelosi, porta-voz da Casa Branca, em referência a mesma frase e outras ameaças que os invasores do Capitólio fizeram em 2021.

Agora, a Geórgia, um dos estados que poderá trocar seu governador, se tornou novamente um peso importante para a balança de poder entre os dois partidos. Nas últimas eleições deste tipo, em 2018, a Geórgia elegeu dois senadores democratas, sendo um indicador da tendência do eleitorado.

Para o governo do estado, concorrem Raphael Warnock, democrata, e o ex-astro do futebol americano, Herschel Walker. As apostas no país são de que o partido que levar essa disputa, vai levar a vitória também com os senadores e será maioria no senado pelos próximos dois anos.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.