Os rebeldes Houthis do Iêmen afirmam ter disparado um míssil balístico em direção ao sul de Tel Aviv e lançado um drone contra a cidade costeira de Ashkelon.
Nesta sexta-feira (27), o grupo alinhado ao Irã prometeu continuar suas operações militares contra Israel até que seu “ataque ao Líbano e Gaza” pare. A ofensiva disparada contra Tel Aviv foi contida pelas defesas aéreas.
“Vamos fazer mais operações militares contra o inimigo israelense em vitória ao sangue de nossos irmãos na Palestina e no Líbano”, disse o porta-voz militar dos Houthis Yahya Saree em um discurso transmitido na televisão.
Quais são os motivos dos ataques Houthis a Israel?
Os Houthis têm disparado repetidamente contra Israel e realizado inúmeros ataques a navios vinculados a Israel no Mar Vermelho, no Golfo de Aden e no Estreito de Bab al-Mandeb desde novembro. Eles descrevem essas ações como uma campanha de solidariedade com os palestinos sob ataque israelense em Gaza.
Agora, com o escalonamento do conflito entre Israel e o Hezbollah, com ataques israelenses matando mais de 700 pessoas desde segunda-feira (23), os Houthis também exigem que Israel pare o ataque ao Líbano.
Como Israel está reagindo aos ataques Houthis?
O exército israelense afirmou nesta sexta-feira que interceptou um míssil disparado do Iêmen após sirenes e explosões serem ouvidas em Tel Aviv. “Seguindo as sirenes que soaram no centro de Israel, o míssil lançado do Iêmen foi interceptado por um interceptador ‘Arrow’ fora do território israelense”, disse o exército em um comunicado.
Retaliações e consequências
Em junho, os Houthis dispararam um drone em direção a Tel Aviv pela primeira vez, causando a morte de um homem e ferindo pelo menos 10 pessoas. Como resposta, a Força Aérea israelense atacou a cidade portuária de Hodeidah no Iêmen, provocando um incêndio e seis mortes. Os líderes Houthi anunciaram uma nova fase na luta contra Israel após esse ataque.
Já em setembro, o grupo alcançou o centro de Israel com um míssil descrito como hipersônico, causando incêndios e acionando sirenes de ataque aéreo. O exército israelense disse que o míssil foi prejudicado por um dispositivo do país, e afirmou que o projétil não era hipersônico.
Qual é o papel do apoio externo aos Houthis?
Os Houthis estão efetivamente sob um embargo de armas desde 2015. Segundo um relatório da ONU por monitores de sanções, o grupo tem recebido ajuda do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC), do Hezbollah do Líbano e de grupos iraquianos. Esse apoio tem sido crucial para suas operações militares e capacidade de atacar Israel.
Siga a gente no Google Notícias