Ícone do site

Interpol é acionada para prender dois brasileiros que vivem no Líbano suspeitos de planejar atos terroristas

Published 08/11/2023
Brasileiros no Líbano são alvo de um mandado de prisão a ser cumprido pela Interpol, sob suspeita de planejar atos de terrorismo no Brasil.

(Crédito: Reprodução)

Dois brasileiros residentes do Líbano são alvo de um mandado de prisão a ser cumprido pela Interpol, sob suspeita de envolvimento com o planejamento de atos de terrorismo no Brasil. Ambos têm dupla nacionalidade – brasileira e libanesa.

As ordens de prisão foram resultado de uma investigação envolvendo informações de inteligência repassadas pelos governos de Israel e dos Estados Unidos. O contato culminou em uma operação que foi deflagrada nesta quarta-feira (8), conforme informações do portal g1.

Foi repassado à divisão antiterrorismo da Polícia Federal em Brasília o alerta de que brasileiros – muitos com passagem criminal – estavam sendo aliciados e contratados por comandantes do grupo xiita armamentista Hezbollah no Líbano, para promover ataques no Brasil.

Por meio das investigações, foi descoberto que alguns desses brasileiros viajaram recentemente até Beirute encontros com o Hezbollah, e definiram valores pela colaboração em atos terroristas, lista de endereços a serem atacados e, ainda, o recrutamento de executores.

Dois suspeitos já foram presos na noite de terça-feira (7) e na manhã de hoje (8) pela Polícia Federal em São Paulo. Os homens, que não tiveram a identidade divulgada, foram detidos em caráter temporário. Um delegado de Brasília envolvido nas apurações viajou para São Paulo para ouvir os presos. Ainda não está definido se os suspeitos ficarão em São Paulo ou serão transferidos para Brasilia.

Sair da versão mobile