QUASE DOIS ANOS DEPOIS

Invasão do Capitólio: promotores pedem que Bannon seja condenado

Sentença do ex-assessor deve ser finalmente dada nesta sexta-feira.

Condenação recomendada para Bannon é a máxima permitida para o crime de desacato nos EUA. (Créditos: Kevin Dietsch/Getty Images)

Promotores do Departamento de Justiça dos Estados Unidos pediram a um juiz federal do país que o ex-assessor de Donald Trump, Steve Bannon, investigado sobre seu envolvimento com a invasão do Capitólio em 2021, seja condenado a 6 meses de prisão por desacato ao Congresso. Os documentos foram apresentados nesta segunda-feira (17).

Publicidade

Bannon está sendo acusado de insistir em não colaborar com as investigações do comitê sobre a invasão do Capitólio. Segundo informações levantadas pela CNN, Bannon instruiu Trump a incitar seus apoiadores a cometerem o atentado.

O caso está sendo analisado por um comitê especial no Congresso norte-americano que procura os responsáveis pelo ataque ao Capitólio. Este mesmo comitê já condenou Bannon anteriormente, julho deste ano, por não atender as intimações para depor e desacatar o Congresso.

Na época, o ex-estrategista da Casa Branca havia optado por pagar uma multa para se livrar da condenação, mas desta vez os promotores sugerem uma punição mais pesada.

Por seu desprezo sustentado e de má-fé ao Congresso, o réu deveria ser sentenciado a 6 meses de prisão – o limite máximo das Diretrizes de Sentença – e multado em US$ 200 mil – com base em sua insistência em pagar a multa máxima em vez de cooperar com a rotina de investigação financeira pré-condenação do Gabinete de Liberdade Condicional”, diz trecho do documento.

Publicidade

A sentença final de Bannon deve ser dada nesta sexta-feira (21), quando o juiz Carl Nichols decidirá o caso.

“As declarações do réu provam que seu desacato não visava proteger o privilégio executivo ou a Constituição, mas visava minar os esforços do comitê para investigar um ataque histórico“, diz outro pedaço do documento endereçado a Nichols.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.