segundo caso

Irã realiza execução ligada a protestos contra o governo

Os protestos no país surgiram após a morte da iraniana curda Mahsa Amini, de 22 anos.

ira-execucao
Protestos no país (Créditos: Maja Hitij/ Getty Images)

Um homem condenado pela morte de dois membros das forças do governo do Irã sofreu uma execução em público nesta segunda-feira (12), de acordo com a agência de notícias do judiciário Mizan. Essa é a segunda execução de pessoas envolvidas em protestos antigovernamentais.

Publicidade

Os protestos no país surgiram após a morte da iraniana curda Mahsa Amini, de 22 anos. Ela estava sob a custódia da polícia da moralidade, que impõe restrições de código de vestimenta obrigatório.

Majid Reza Rahnavard foi enforcado em público na (cidade sagrada xiita de) Mashahd esta manhã… ele foi condenado à morte por ‘fazer guerra contra Deus’ depois de esfaquear até a morte dois membros das forças de segurança”, disse a Mizan.

“Eles ligaram para a família de Rahnavard às 7h (horário local) e disseram-lhes para irem ao cemitério Behesht-e Reza. ‘Executamos seu filho e o enterramos’, disseram eles”, publicou a conta ativista 1500Tasvir no Twitter. Outros grupos ativistas indicam a execução de Rahnavard, de 23 anos, como um “ato criminoso”.

The Islamic Republic executed MajidReza Rahnavard this morning. The monsters called his family at 7 AM to tell them this: “We have killed your son, and buried his body in Behesht-e Zahra Cemetery.”#StopExecutionInIran pic.twitter.com/haaVUhBAHO

Publicidade

— 1500tasvir_en (@1500tasvir_en) December 12, 2022

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.