realocação de moradores

Israel elaborará plano para “saída voluntária” de palestinos em Gaza, diz ministro

Os ataques ocorrem após semanas de trégua e deixaram centenas de mortos e feridos, segundo autoridades palestinas.
Cenário de guerra em Gaza – Crédito: depositphotos.com / thenews2.com

O ministro da Defesa de Israel ordenou ao Exército nesta quinta-feira (6) a elaboração de um plano para possibilitar a saída voluntária” de moradores da Faixa de Gaza. A decisão ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugerir reassentar os mais de 2 milhões de palestinos e transformar a região na “Riviera do Oriente Médio“.

Publicidade

O chanceler israelense, Israel Katz, manifestou apoio à proposta e defendeu que os moradores de Gaza devem ter a liberdade de deixar o território. “Os residentes de Gaza devem ter a liberdade de sair e emigrar, como é a norma em todo o mundo“, declarou em publicação na rede X.

O plano incluiria rotas de saída por passagens terrestres, além de possibilidades de deslocamento por mar e ar.

Para onde iriam os palestinos que deixassem Gaza?

A proposta levantou críticas entre líderes palestinos. Basem Naim, representante do Hamas, acusou Katz de tentar esconder o fracasso militar de Israel. Ele argumentou que os palestinos não deixarão suas casas, pois têm forte ligação com a terra.

Por outro lado, Katz sugeriu que países críticos às operações militares de Israel deveriam acolher os refugiados. “Países como Espanha, Irlanda, Noruega e outros, que levantaram acusações e falsas alegações contra Israel por causa de suas ações em Gaza, são legalmente obrigados a permitir que qualquer residente de Gaza entre em seus territórios“, afirmou.

Publicidade

O ministro também mencionou que o Canadá, que possui um programa estruturado de imigração, já demonstrou disposição em aceitar palestinos no passado.

A declaração gerou resposta imediata do ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares. “A terra dos habitantes de Gaza é Gaza, e ela deve fazer parte do futuro Estado palestino“, afirmou em entrevista à rádio espanhola RNE.

Katz ainda acusou o Hamas de manter os palestinos como reféns no território, impedindo sua saída e explorando-os financeiramente por meio da ajuda humanitária, sem fornecer detalhes.

Publicidade

Leia também: Entenda o plano de Trump para assumir o controle da Faixa de Gaza

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.