Israel está em “alto nível de prontidão” para uma resposta do Irã, afirmou uma fonte militar israelense. Acrescentou, a mesma fonte, os israelenses “ainda estão avaliando o processo de tomada de decisão no Irã” para determinar se e quando uma retaliação ocorrerá. As informações foram obtidas pela CNN.
Ataques de Israel às instalações iranianas: consequências
A fonte governamental disse também que os recentes ataques israelenses às instalações de produção de mísseis e instalações de defesa aéreas iranianas “criaram um dilema para Teerã”. Isto porque o poder bélico do Irã em atacar o território de Israel e se defender contra futuros ataques israelenses foi prejudicada.
A CNN informou na quarta-feira (30) que o Irã realizaria uma resposta “definitiva e dolorosa” ao recente ataque de Israel, citando uma fonte de alto escalão.
A fonte na quarta-feira não forneceu uma data exata para o ataque esperado, mas disse que “provavelmente ocorrerá antes do dia da eleição presidencial dos EUA”.
O exército israelense disse que atingiu alvos militares “precisos” no Irã em 25 de outubro, em retaliação à barragem de mísseis balísticos lançada por Teerã no mês passado. Esta foi a primeira vez que Israel reconheceu publicamente ter atingido território iraniano
Domo de Ferro: sistema de defesa de Israel
O funcionamento do Domo de Ferro é um processo altamente elaborado que envolve várias etapas. Inicialmente, radares detectam o lançamento de um míssil ou foguete em direção ao território israelense.
Após a detecção, computadores sofisticados calculam a trajetória do projétil, determinando se ele irá atingir uma área habitada ou não. Caso um impacto seja previsto em uma região povoada, o sistema lança um interceptor para destruir o projétil no ar, antes que ele cause danos no solo.
Desde sua implantação, o Domo de Ferro tem demonstrado uma notável taxa de sucesso na interceptação de ameaças aéreas. Dados indicam que o sistema possui uma taxa de sucesso de aproximadamente 90%, salientando sua eficácia como um componente vital da defesa nacional de Israel.
⭕️IDF Operational Update Over the Last Week:
📍Qalaouiyeh, Lebanon:
Elimination of terrorist Muhammad Khalil Alian, the Commander of Hezbollah’s Anti-Tank Missile Array of the Hajir arena in Hezbollah’s ‘Nasser’ Unit.📍Southern Lebanon:
Our troops identified and struck a… pic.twitter.com/TrFb8A6z2q— Israel Defense Forces (@IDF) October 31, 2024
Leia mais: O fantasma de Khomeini: A história explica o radicalismo do Irã