A candidata a deputada por “La Libertad Avanza”, Lilia Lemoine , foi atingida com gasolina na entrada do ato da candidata a vice-presidente do mesmo partido, Victoria Villarruel, na Assembleia Legislativa de Buenos Aires. Lilia estava lá para participar da homenagem às “vítimas do terrorismo”.
Segundo fontes policiais informadas à agência Noticias Argentinas , durante o ato, foram feitas duas detenções em protestos que repudiam a iniciativa de Villarruel. Um dos envolvidos nos protestos jogou combustível em Lemoine.
Em suas redes sociais, Lilia escreveu: “NADA, MAS NADA justifica ser atingida com gasolina… NADA ”. O candidato á presidência Argentina, Javier Milei, repudiou a agressão.
Militantes de izquierda le tiran Kerosene en la cara a Lilia Lemoine ( @lilialemoine ). Candidata a Diputada Nacional por la Provincia de Buenos Aires por La Libertad Avanza. Solo por pensar distinto.
Después dicen que los Liberales somos los violentos. pic.twitter.com/pNChBZajxV— Milei 2023 🇦🇷 (@JMPresidente23) September 5, 2023
A Polícia Municipal foi responsável pelas duas detenções à agressão sofrida por Lilia Lemoine. Após ser atingida por gasolina, Lilia postou um vídeo de pouco mais de dois minutos em que fala sobre o ocorrido enquanto ia ser atendida no hospital: “Só tentei entrar no evento Victoria Villarruel no Legislativo para pedir pelas vítimas do terrorismo. Do jeito que os militantes de esquerda costumam me repreender, coisa que já estou acostumada, nessa ocasião, duas pessoas jogaram gasolina em mim, jogaram um balde cheio de gasolina em mim. Entrou no meu olho. Minhas roupas estão encharcadas”, disse.
Lilia continuou: “Infelizmente, são eles que afirmam defender os direitos humanos, mas não têm problemas em pulverizar uma pessoa com gasolina. Este não é o país que queremos. Felizmente em outubro vocês votam, então votem bem, por favor”, concluiu.