Ícone do site

Lula chega ao Egito para discutir guerra Israel e Hamas e assinar acordo de bioenergia

Published 14/02/2024
Lula chega ao Cairo para discutir guerra Israel e Hamas e assinar acordo de bioenergia

O Ministro do Turismo Ahmed Issa (à direita) recebe o presidente Lula em aeroporto no Cairo - Crédito: Dilvugação/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no Cairo, capital do Egito, por volta das 4h desta quarta-feira (14).

Lula irá debater com o presidente egípcio Abdel Fatah Al-Sisi a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, iniciada em 7 de outubro.

Segundo informou o Itamaraty,  os governos brasileiro e egípcio assinarão um acordo na área de bioenergia.

Lula decolou em direção ao Egito por volta das 14h20 desta terça. A agenda oficial na capital prevê compromissos públicos somente na próxima quinta-feira (15).

Este é a segunda viagem do mandatário brasileiro a países da África desde que tomou posse como presidente da República.

No ano passado, Lula passou por África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe. Nesta nova rodada de viagens, o presidente passará por Egito e Etiópia.

Na campanha eleitoral de 2022, Lula colocou entre as diretrizes do programa de governo a previsão de, se eleito, “reconstruir” as relações entre o Brasil e países africanos.

Antecessor de Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro não visitou países africanos durante os anos de seu mandato (2019-2022).

De acordo com o Itamaraty, a agenda do presidente no Cairo, na próxima quinta, prevê duas reuniões com Al-Sisi.

Uma delas será apenas entre os dois e os respectivos intérpretes. Por outro lado, a segunda será ampliada, da qual costumam participar integrantes dos dois governos.

Devem integrar a comitiva brasileira, além de Lula, a primeira-dama Janja; o chanceler Mauro Vieira; o assessor especial do presidente, Celso Amorim; e a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.

Sair da versão mobile