Ícone do site

Macron exige “verdade e justiça” após mortes de palestinos em Gaza

Published 01/03/2024
O presidente francês, Emmanuel Macron, pede verdade e justiça com a morte de mais de 100 palestinos em busca de ajuda humanitária em Gaza

Macron exige verdade e justiça após mortes de palestinos - Crédito: Agência Lusa

O presidente francês, Emmanuel Macron, expressou indignação com a morte de mais de 100 palestinos em busca de ajuda humanitária em Gaza, exigindo “verdade e justiça” sobre o papel dos soldados israelenses no ataque.

Autoridades de Saúde de Gaza relataram que as forças israelenses mataram a tiros mais de 100 palestinos quando estes aguardavam uma entrega de ajuda, enquanto Israel culpou a própria multidão pelas mortes que cercava os caminhões de ajuda com a alegação que as vítimas foram pisoteadas ou atropeladas. Macron enfatizou a necessidade urgente de um cessar-fogo imediato na região.

O tweet diz: “Profunda indignação com as imagens vindas de Gaza, onde civis foram alvo de soldados israelenses. Eu expresso minha mais forte condenação a esses tiroteios e peço a verdade, justiça e respeito ao direito internacional. A situação em Gaza é terrível. A população civil deve ser protegida. Um cessar-fogo deve ser implementado imediatamente para permitir a ajuda humanitária.”

O ministro das Relações Exteriores da França, Stephane Sejourne, afirmou que Paris apoiará o pedido das Nações Unidas para uma investigação independente sobre o incidente. Ele denunciou a situação humanitária catastrófica em Gaza há várias semanas e considerou o ocorrido indefensável e injustificável.

Sejourne destacou o apoio da França à abertura de uma investigação independente, ressaltando a importância de responsabilizar Israel e a necessidade de interromper a violência na região.

* Matéria publicada com supervisão de Ricardo Parra.

Sair da versão mobile