Ícone do site

Ministra da Alemanha pede a Putin para “não brincar com vidas humanas” na Ucrânia

Published 21/02/2022
Ministra da Alemanha pede a Putin para "não brincar com vidas humanas" na Ucrânia

Annalena Baerbock, ministra das Relações Exteriores da Alemanha (Créditos: Sean Gallup/Getty Images)

Annalena Baerbock, ministra das Relações Exteriores da Alemanha, pediu nesta segunda-feira (21) ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, para “não brincar com vidas humanas” na Ucrânia, em meio a temores de uma possível invasão ao país.

Na chegada à reunião do Conselho Europeu de Relações Exteriores, a Baerbock em Bruxelas disse, “Estou apelando insistentemente ao governo russo, ao presidente russo: não brinque com vidas humanas!”.

Olaf Scholz, chanceler da Alemanha, conversará hoje com o presidente russo, Putin para tratar sobre a crise, disse o gabinete do primeiro-ministro. O anúncio da conversa veio logo depois da Rússia esfriar a esperança de uma reunião, intermediada pelo presidente da França Emmanuel Macron, entre Putin e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Dmitri Perskov, porta-voz do governo russo, classificou a pretensão como “prematura“. Os países ocidentais estão temendo por um acúmulo de soldados russos perto da Ucrânia nas últimas semanas seja um prelúdio para uma invasão, o que Moscou nega.

“Os ataques, o conflito violento que vivemos nas últimas 72 horas é realmente alarmante, o cessar-fogo está sendo interrompido repetidamente e as vidas das pessoas estão altamente ameaçadas por causa da interrupção do fornecimento de água e energia”, disse Baerbock. “Volte para a mesa de negociação! Está em suas mãos. Estamos sentados à mesa a cada hora e a cada minuto. Estamos esperando por você para cuidar conjuntamente da paz e da segurança na Ucrânia”, acrescentou ela.

UE diz que ainda não é momento de sanções

A UE (União Europeia) não vai colocar sanções à Rússia ainda, disse o chefe de política externa do bloco nesta segunda-feira 921), rejeitando um pedido da Ucrânia para tomar tais medidas agora para evitar uma guerra, em vez de esperar até uma possível invasão. De acordo com o UOL, aliados europeus e os Estados unidos estão dizendo que qualquer ataque desencadearia sanções “maciças” contra Moscou, mas Kiev quer sanções agora.

Josep Borrell, o chefe de política externa da UE, assim como alguns dos ministros das Relações Exteriores reunidos, deixaram claro que o bloco ainda não planeja impor sanções à Rússia. Borrell disse a repórteres que convocaria uma reunião extraordinária da UE para aprovar sanções apenas “quando chegar o momento”.

“Ministro de relações exteriores ABaerbock
para Putin: “Não brinque com vidas humanas.” O ministro novamente pede à Rússia que diminua a escalada e resolva o conflito diplomaticamente.”

Sair da versão mobile