Ícone do site

Moradores de Kiev tentam defender a cidade

Published 09/03/2022
moradores-de-kiev-tentam-defender-a-cidade

Voluntários produzindo coquetéis molotov (Créditos: Chris McGrath/Getty Images)

À media que as tropas russas se aproximam de Kiev, seus moradores seguem determinados em defender a cidade. Nesta terça-feira (8), defensores civis voluntários entregaram flores para mulheres em seus carros para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

De acordo com a CNN, muitos não estão agasalhados o suficiente para o frio, utilizando grandes casacos e calças de moletom, o que não fazer parte do uniforme oficial. Alguns dos voluntários seguem armados com facas grandes e rifles automáticos.

De acordo com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas ucranianas, 40 mil voluntários se juntaras às Forças de Defesa Territoriais nos primeiros dois dias após o início da invasão ucraniana. Em Kiev, 18 mil pessoas pegaram em armas quando solicitado pelas autoridades, em defesa da cidade.

Os voluntários constroem redes de camuflagem para barricadas, distribuem comida e fazem coquetéis molotov. Além disso, estão arrecadando dinheiro para os militares e construindo bloqueios em estradas para evitar a entrada de forças invasoras.  

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Sair da versão mobile