GUERRA E TECNOLOGIA

Musk diz que Ucrânia depende da Starlink e manda ministro se calar

A troca de mensagens começou depois que Elon Musk destacou a importância da Starlink para as tropas ucranianas.
Elon Musk – Crédito: depositphotos.com / imagepressagency

O bilionário Elon Musk voltou a defender o papel da Starlink na guerra da Ucrânia. Neste domingo (9), ele usou sua plataforma, o X, para rebater críticas do ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radosław Sikorski, sobre o financiamento da rede de satélites no conflito.

Publicidade

A troca de mensagens começou depois que Musk destacou a importância da Starlink para as tropas ucranianas. “Meu sistema Starlink é a espinha dorsal do exército ucraniano. A linha de frente inteira dele colapsaria se eu desligasse o sistema”, escreveu o empresário.

Starlink pode ser substituída?

Sikorski reagiu à declaração e ressaltou a contribuição financeira da Polônia. “A Starlink na Ucrânia é paga pelo Ministério da Digitalização da Polônia a um custo de US$ 50 milhões por ano (…) Se a SpaceX se provar um provedor em que não podemos confiar, seremos forçados a procurar outros fornecedores”, publicou no X.

A Polônia, que faz fronteira com a Ucrânia, é uma das principais apoiadoras do governo de Volodymyr Zelensky e tem desempenhado um papel ativo no suporte ao país em meio à guerra contra a Rússia.

Musk, no entanto, minimizou a participação polonesa no financiamento da Starlink e respondeu de forma direta. “Fique quieto, seu homem pequeno. Vocês pagam por uma pequena fração do custo. E não existe substituto para a Starlink”, escreveu o empresário.

Publicidade

O bilionário também negou que tenha ameaçado cortar o acesso à rede de satélites na Ucrânia. Ele afirmou que, apesar de discordar de algumas políticas do governo ucraniano, o serviço continuará disponível.

A Starlink, operada pela SpaceX, fornece conexão de internet de alta velocidade, mesmo em áreas remotas. O sistema tem sido crucial para a comunicação militar da Ucrânia e é utilizado em outras regiões de difícil acesso, como a Amazônia brasileira.

Leia também: Como carro de Elon Musk foi confundido com asteroide?

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.