Nesta segunda-feira (7), o bilionário e novo dono do Twitter, Elon Musk, pediu que os americanos votem em candidatos do Partido Republicano para o Congresso dos Estados Unidos nas eleições de meio de mandato, em nome do equilíbrio entre o Executivo e o Legislativo.
Os americanos vão votar na terça-feira (8) nas eleições de meio de mandato, para renovar todas as cadeiras da Câmara de Representantes e mais de um terço do Senado. O pleito também decidirá o governo de 36 dos 50 Estados dos EUA e é considerado decisivo para o presidente Joe Biden.
“O compartilhamento do poder limita os piores excessos, então recomendo votar em um Congresso republicano, já que a Presidência é democrata”, tuitou o novo chefe da plataforma.
Musk esclareceu que estava se dirigindo a “eleitores de mentalidade independente”, os únicos que ele acredita que podem pender o equilíbrio de poder no Congresso. “Democratas ou republicanos hardcore nunca votam no outro lado, então os eleitores independentes são os que realmente decidem quem está no comando!”, concluiu.
To independent-minded voters:
Shared power curbs the worst excesses of both parties, therefore I recommend voting for a Republican Congress, given that the Presidency is Democratic.
— Elon Musk (@elonmusk) November 7, 2022
Essa recomendação de voto por Elon Musk deve alimentar a preocupação entre os americanos que temem um possível uso político da rede social pelo bilionário. O chefe da Tesla e da SpaceX prometeu que o Twitter permaneceria politicamente neutro e que todas as opiniões poderiam ser expressas ali.