sexto mandato

Netanyahu toma posse como primeiro-ministro de Israel

Em seu discurso, disse que seu governo vai priorizar o “fim do conflito árabe-israelense”.

netanyahu-toma-posse-como-primeiro-ministro-de-israel
Benjamin Netanyahu (Reprodução/ Facebook)

O novo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu discursou na manhã desta quinta-feira (29), em cerimônia realizada no Knesset, o Parlamento israelense. Netanyahu iniciará seu sexto mandato, depois de já ter comandado o país por mais de 15 anos.

Publicidade

Em seu discurso, disse que seu governo vai priorizar o “fim do conflito árabe-israelense”, interromper o acordo nuclear do Irã e aumentar a capacidade militar de Israel. De acordo com a Al Jazeera, enquanto o novo primeiro-ministro discursava, oponentes entoavam gritos de “fraco”.

Após o pronunciamento, o Parlamento israelense deve dar um voto de confiança ao novo governo. Só então haverá uma cerimônia de posse de Netanyahu e seus ministros. A coligação é composta por Likud, liderado pelo novo primeiro-ministro, e outros 5 partidos, sendo 3 de direita e 2 ultraortodoxos. Os 2 últimos (Sionismo Religioso e Poder Judaico) são opositores ferrenhos do Estado Palestino e se posicionam contra direitos LGBTQIA+.

Entre as diretrizes de governo do Likud está a promessa de “promover e desenvolver assentamentos” na Cisjordânia e em outras regiões, que afirmam ser de “direito exclusivo e inatacável” do povo judeu.

O primeiro-ministro de Israel: Em nome do Povo de Israel, em nome do Povo Judeu, quero agradecer aos milhões de cristãos ao redor do mundo que amam Israel, oram por Israel e sempre estão com Israel. #FelizNatal 🎄🇮🇱 pic.twitter.com/S4phyuP2HJ

Publicidade

— Israel no Brasil (@IsraelinBrazil) December 25, 2022

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.