'importante não é vencer, é jogar limpo'

Papa comenta jogo entre Argentina e França

Pontífice falou sobre disputa durante entrevista à canal italiano momentos antes da partida

papa-comenta-jogo-entre-argentina-e-franca
Pontífice falou sobre disputa durante entrevista à canal italiano (crédito: Lauren DeCicca/Getty Images)

Mesmo sem assistir a partida, a seleção argentina que, venceu a França na final Copa do Mundo disputada neste último domingo (18), teve um torcedor de peso, o papa Francisco, que comentou sobre a partida momentos antes do jogo.

Publicidade

Segundo o jornal argentino La Nacion, o pontífice não assistiu ao jogo, pois mantém uma promessa que fez a Nossa Senhora do Carmo desde 1990 de nunca mais assistir televisão. No entanto, acompanhou os desdobramentos da partida por meio de informações que eram repassadas por assessores.

Momentos antes do jogo, papa Francisco deu entrevista ao ao canal italiano Canale 5  e ao ser perguntado sobre a disputa entre Argentina e França, que aconteceu em Doha no Catar, pediu “espírito esportivo” e “a coragem de se darem as mãos” tanto aos ganhadores quanto aos perdedores.

“Todos felicitam os vencedores. Que eles vivam com humildade. E, aos que não ganham, que vivam com alegria, porque o maior valor não é ganhar ou perder, é jogar limpo, joga bem”, disse o papa ao Canale 5.

A Argentina conquistou a taça, se tornando tricampeã mundial, depois de uma disputa de histórica nos pênaltis.

Publicidade

“Que os dois tenham a coragem de se dar as mãos (…). Temos que fazer crescer o espírito esportivo e espero que esse campeonato mundial ajude a retomar o espírito esportivo, que nos faz nobres”, acrescentou.

Francisco, que nasceu em Buenos Aires em 1936 e completou 86 anos neste último sábado (17).

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.