ásia central

Papa Francisco inicia visita de 3 dias ao Cazaquistão

Papa está no país para participar do 7º Congresso de Líderes das Religiões Mundiais.

papa-francisco-inicia-visita-de-3-dias-ao-cazaquistao
Papa Francisco (Crédito: Matt Campbell/Lusa)

papa Francisco chegou nesta terça-feira (13) ao Cazaquistão, onde participará do 7º Congresso de Líderes das Religiões Mundiais. Havia expectativa de que o pontífice encontrasse o líder da igreja ortodoxa russa, o Patriarca Kirill, mas Kirill, forte defensor da invasão russa à Ucrânia, cancelou sua presença no congresso.

Publicidade

Francisco, de 85 anos, chegou ao país após seis horas de voo e ficará três dias no encontro. Com problemas de mobilidade, o papa recorreu pela primeira vez uma rampa para embarcar no avião em Roma em cadeira de rodas.

Na chegada, Francisco disse estar disposto a ir à China a qualquer momento, mas “não tem notícias” sobre um suposto encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, no Cazaquistão. O líder da China também já está no país.

O encontro religioso durará três dias. Esperava-se que o Patriarca Kirill – envolto em polêmicas por defender a invasão russa à Ucrânia e ter relação de proximidade com o presidente russo, Vladimir Putin – participasse, e Francisco disse várias vezes que estava disposto a conversar com ele.

No início do ano, o Papa cancelou um encontro que teria com Kirill em junho em Jerusalém por conta da guerra na Ucrânia. Francisco chamou o líder ortodoxo de marionete de Putin.

A guerra na Ucrânia provavelmente deixará uma longa sombra na reunião, que deve contar com a presença de mais de cem delegações de cerca de 50 países.

Publicidade

Publicidade

 

 

Publicidade