O Ministério da Defesa do Reino Unido disse nesta quarta-feira (30), que parte das tropas russas retornaram a Belarus devido a perdas no campo de batalha da Ucrânia. As unidades necessitam se reorganizar e reabastecer no país.
A pasta diz ser uma indicação das dificuldades logísticas que as tropas russas enfrentam na Ucrânia, de acordo com a CNN. “A Rússia provavelmente continuará a compensar sua capacidade reduzida de manobra terrestre por meio de artilharia em massa e ataques com mísseis”, disse a atualização.
Nesta terça-feira (29), durante as negociações entre as delegações de Rússia e Ucrânia, em Istambul, o Ministério de Defesa da Rússia disse que esta semana “reduzirá drasticamente a atividade militar”. O Reino Unido disse que esta mudança é uma “admissão tácita de que está lutando para sustentar mais de um eixo significativo de avanço”.
Imagens de um "comboio de 64 km" se retirando da Ucrânia, indo em direção à Belarus.#RussianUkraineWar https://t.co/Wp1JG2sb8X
— Leandro Pinheiro ???????????????? #IStandWithUkraine (@leandro_pinhrO2) March 29, 2022
Entenda o conflito
Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.