tensão na europa

Partido mais poderoso da Suécia aprova candidatura à Otan

Decisão permite que o governo sueco apresente um pedido de adesão ao bloco.

partido-mais-poderoso-da-suecia-aprova-candidatura-a-otan

O Partido Social-Democrata da Suécia anunciou neste domingo (15) seu apoio a adesão do país à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Agora, a grande maioria parlamentar sueca é a favor da entrada do país no bloco militar.

Publicidade

“O conselho do partido decidiu em sua reunião de 15 de maio de 2022 que o partido trabalhará para que a Suécia solicite entrada na Otan, disseram os social-democratas em comunicado.

Entretanto, o partido deixou claro que é contrário à instalação de bases permanentes da Otan na região e de armas nucleares no território sueco, o que não é exigido para integrar a aliança.

No cenário legislativo sueco, partidos de direita já eram favoráveis à adesão e o partido de extrema-direita Democratas da Suécia (SD) afirmou que também é favorável.

Como a Finlândia oficializou seu pedido de entrada no bloco neste domingo (15), a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, deve lançar um pedido formal dentro de dias. A líder sueca concederá uma entrevista coletiva nas próximas horas em Estocolmo.

Publicidade

A adesão à Otan era uma perspectiva distante apenas alguns meses atrás, mas o ataque da Rússia à Ucrânia levou a Suécia e Finlândia a repensarem suas necessidades de segurança.

 

Publicidade