Em um incidente na Grécia, passageiros da Qatar Airways viveram momentos de agonia dentro de uma aeronave estacionada. O caso ocorreu na última segunda-feira (10), no aeroporto internacional de Atenas, durante uma das mais severas ondas de calor no país.
O voo, que deveria partir para Doha, no Catar, enfrentou um grave problema. O sistema de ar-condicionado falhou completamente. Os passageiros ficaram presos dentro do avião por aproximadamente três horas, com as portas fechadas, sob temperaturas que ultrapassavam os 50ºC.
“A Qatar Airways lidou terrivelmente com a situação do voo QR204 de Atenas para Doha. Os passageiros ficaram retidos no avião por 3,5 horas, com as portas fechadas e sem ar condicionado. Os passageiros estavam literalmente desidratados e desmaiando no avião”, disse Garth Collins, que compartilhou a situação em suas redes sociais.
“Eles finalmente foram autorizados a sair do avião e sentados em uma fila, sem nenhuma informação da empresa sobre a situação. Havia apenas uma pessoa disponível no balcão de check-in do Catar ajudando uma pessoa de cada vez. Os passageiros acabaram recebendo um copo de água e um pequeno refrigerante, o que era completamente insuficiente para reidratar um indivíduo após a sauna forçada no avião”, explicou.
What is going on with the @qatarairways QR204 flight out of Athens? Board the flight after smoke is seen billowing from plane, leave everyone on the plane for 3 hrs, no air con in stifling heat only to (surprise) remove everyone as the plane is malfunctioning? @SkyNewsAust pic.twitter.com/CnjYy7pVh6
— Chris Zeiher (@chriszeiher) June 10, 2024
O que aconteceu com os passageiros dentro do avião?
Vídeos e relatos nas redes sociais ilustram o desespero de quem estava a bordo. Muitos passageiros, encharcados de suor, chegaram a desmaiar devido à desidratação intensa, enquanto outros mostravam sinais de sangramento nasal, um reflexo das condições extenuantes que enfrentavam. A situação chegou a um ponto crítico, com alguns passageiros agredindo membros da tripulação por causa do calor insuportável.
O clima tenso culminou quando, após as agressões, a tripulação finalmente concedeu aos passageiros o direito de desembarcar. Pouco depois, uma densa fumaça branca foi vista saindo da fuselagem, situação que exigiu a rápida intervenção de caminhões de bombeiros, já posicionados nas proximidades do avião.
Qual foi a reação da Qatar Airways e as medidas tomadas?
Apesar da gravidade do incidente, a Qatar Airways, recentemente eleita a melhor companhia aérea do mundo em 2024, não emitiu comentários imediatos sobre o ocorrido. Enquanto isso, a Grécia continua a lidar com a onda de calor extremo. Medidas extras estão sendo adotadas, como o fechamento temporário de importantes pontos turísticos, incluindo a Acrópole, para garantir a segurança dos visitantes.
Siga a gente no Google Notícias