
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que passageiros de um voo da companhia de aviação Aeroméxico precisam se proteger de um tiroteio na cidade de Culiacán, no México. O caso aconteceu nesta quinta-feira (05) no momento em que a polícia trocou tiros contra um traficante no aeroporto.
De acordo com o site de notícias Forbes México, o voo foi cancelado e ninguém se feriu durante o ataque. “Nesta manhã foi detectado um impacto de bala na fuselagem de um avião Embraer 190 que estava pronta para operar o voo AM165 na rota Culiacán-Cidade do México, que foi cancelado por motivos de segurança”, disse a companhia área em um comunicado.
Os disparos ocorreram após perseguição e prisão do líder de um cartel de drogas local, o narcotraficante Ovidio Guzmán. Em represália, a cidade de Culiacán, localizada no estado de Sinaloa, sofreu diversas ações criminosas motivadas pelo operação policial que prendeu o chefe do narcotráfico.
Ovidio é filho do chefão do crime organizado Joaquín “El Chapo” Guzmán, que está preso nos Estados Unidos desde 2019. Ele assumiu as operações do cartel após a prisão do pai e chegou a ser preso em 2019, mas foi liberado devido a ataques similares aos ocorridos desde ontem, informou a agência de notícias Reuters.
A prisão de Guzmán é motivada pela pressão do governo estadunidense por ações do México contra o narcotráfico. Segundo a Reuters, os EUA vêm registrando alta de mortes por overdose pelo opioide sintético fentanil, produzido principalmente pelo cartel mexicano.
Siga a gente no Google NotíciasPasajeros de un avión de#Aeroméxico dejan sus asientos para hincarse en el piso de la aeronave y protegerse de las ráfagas de disparos que se encontraban en el aeropuerto de #Culiacán, Sinaloa. pic.twitter.com/7ynRimTuaj
— Adela Micha (@Adela_Micha) January 5, 2023