União Europeia

Polônia e Dinamarca temem ‘sabotagem’ por vazamentos de gasodutos russos

Moscou descreveu os vazamentos como “muito alarmantes” e pediu uma “investigação urgente”.

polonia-e-dinamarca-temem-sabotagem-por-vazamento-de-gasoduto-russo
Gasoduto Nord Stream 2 (Créditos: Divulgação/ Nikolai Ryutin/ Nord Stream)

Os Estados membros da União Europeia investigam vazamentos repentinos de dois gasodutos russos sob o Mar Báltico. A Autoridade Marítima da Suécia emitiu um alerta nesta terça-feira (27) sobre dois vazamentos no oleoduto Nord Stream 1.

Publicidade

Nesta segunda-feira (26), já havia sido identificado um vazamento no oleoduto Nord Stream 2, levando a Dinamarca a restringir o transporte e impor uma pequena zona de exclusão aérea.

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, disse que os vazamentos dos gasodutos russos foram causados ​​por sabotagem, enquanto seu colega dinamarquês, Mette Frederiksen, disse que era “difícil imaginar” que fossem uma “coincidência”.

“Hoje enfrentamos um ato de sabotagem, não sabemos todos os detalhes do que aconteceu, mas vemos claramente que é um ato de sabotagem, relacionado ao próximo passo de escalada da situação na Ucrânia”, disse Morawiecki.

“A destruição que ocorreu no mesmo dia simultaneamente em três cadeias de gasodutos offshore do sistema Nord Stream é sem precedentes”, disse a operadora de rede Nord Stream AG.

Publicidade

A Rússia cortou o fornecimento de gás para a Europa via Nord Stream 1 antes de suspender completamente os fluxos em agosto, justificando a mudança por sanções ocidentais, por causarem “dificuldades técnicas”. Moscou descreveu os vazamentos como “muito alarmantes” e pediu uma “investigação urgente”.

Vídeo divulgado pela Dinamarca mostrando a região do Mar Báltico afetada pelo vazamento de gás do gasoduto russo Nordstream 1. Podemos ver que se trata de um vazamento de grandes dimensões. A Alemanha e a Dinamarca não descartaram a hipótese de sabotagem. pic.twitter.com/irRi95tEid

— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) September 27, 2022

Publicidade