Ícone do site

Prisão de filho de “El Chapo” gera onda de violência no México

Published 06/01/2023
prisao-de-filho-de-el-chapo-gera-onda-de-violencia-no-mexico

(Crédito: Reprodução)

A prisão de Ovidio Guzmán López, filho de Joaquín Guzmán, conhecido como “El Chapo”, um dos maiores traficantes do mundo, causou uma onda de violência no México. O líder do Cartel de Sinaloa foi detido quatro dias antes da chegada do presidente americano, Joe Biden, ao México, para a Cúpula de Líderes da América do Norte.

Capital do estado de Sinaloa, a cidade de Culiacán, conhecida como o reduto do poderoso cartel de drogas, foi o epicentro dos confrontos. O governo afirmou que pelo menos 29 pessoas morreram, incluindo 10 militares e 19 de supostos integrantes dos grupos criminosos que promoveram os distúrbios violentos.

Além disso, a prisão do narcotraficante gerou diversos bloqueios em estradas da cidade. Veículos foram incendiados e há relatos de civis sendo retirados de seus carros por volta das 4h30 (horário local), o que paralisou Culiacán.

O aeroporto do Culiacán, de Mazatlán e de Los Mochis foram fechados por segurança. Um avião com passageiros – incluindo crianças – foi atacado a tiros por integrantes do cartel de Sinaloa. A aeronave estava na pista do aeroporto de Culiacán e tinha como destino a capital do país, Cidade do México.

Cristóbal Castañeda Camarillo, secretário de Segurança Pública de Sinaloapediu, pediu à população que ficasse em suas casas por motivos de segurança. “Existem diferentes bloqueios na cidade. Agora o convite aos cidadãos é que se eles não têm necessidade de sair, não saiam”, disse.

O Ministério da Educação Pública do estado suspendeu as atividades escolares, assim como o governo de Sinaloa, que pediu a seus funcionários que ficassem em casa diante da violência. A Embaixada dos EUA no México alertou os cidadãos americanos sobre os acontecimentos em Sinaloa e pediu que eles evitem ir para essa região.

 

Sair da versão mobile